Evento debateu o Sistema Nacional de Defesa Civil
Aconteceu em Florianópolis no inÃcio de junho a primeira audiência pública, de uma série de cinco regionais que discute as propostas de alterações no Sistema Nacional de Defesa Civil. O encontro aconteceu na Assembleia Legislativa e reuniu representantes municipais e estaduais de Defesa Civil dos três Estados da região Sul, além de prefeitos, universidades, Bombeiros Militares, especialistas, entre outros.
O municÃpio de Mafra foi representado pelo secretário de Governo e Cidadania Milton Pereira, pela diretora de Defesa Civil, Solange Lansky e pelo diretor de Habitação, Marco Antonio Neidorf. “Florianópolis foi escolhida para sediar o encontro da região sul, em virtude da frequência com que tem sido acometida por catástrofes climáticas e também pela experiência acumulada pelas equipes de defesa civil estadual e municipalâ€, destacou Solange Lansky.
Propostas
Durante os debates foram levantados os principais problemas de cada região que variam desde estiagem até inundações, enchentes e vendavais e a busca de recursos para recuperação. De acordo com Solange, dentre as propostas sugeridas está a criação de uma legislação mais moderna que invista fortemente em prevenção, que tenha agilidade na resposta em casos de catástrofes e com recursos disponÃveis quando há necessidade de reconstrução. Além destas propostas, a diretora destacou ainda que está em estudo a possibilidade de criação de uma força nacional de defesa civil e outras ainda que estão tramitando no Congresso Nacional. “Uma delas é a destinação de um percentual de recursos arrecadados pelas seguradoras que serão destinados à s defesas civis de todo paÃsâ€, explicou.
A Secretaria de Defesa Civil de Santa Catarina vai encaminhar à Comissão do Senado, o documento que propõem sugestões ao Sistema Nacional.
