
A equipe do arquiteto Eron Danilo Costin sagrou-se vencedora do concurso Sistema FECOMÉRCIO do Rio Grande do Sul, SESC E SENAC, maior competição pública nacional recente de Arquitetura e Urbanismo. O Complexo do Sistema Fecomércio do Rio Grande do Sul, estará integrado ao Plano Diretor de Porto Alegre, com Centro Administrativo, Centro de Convivência, Centro de Eventos e Centro Educacional. O resultado foi anunciado no dia 8 de julho de 2011.

O jovem arquiteto mafrense, após participar de vários concursos públicos nacionais, com boas classificações – uma menção honrosa, um terceiro lugar e dois segundos lugares – agora, obteve premiação máxima. Sua equipe, de Curitiba, concorreu com centenas de trabalhos, resultando em 33 aptos, quatro finalistas e o primeiro lugar obtido pela equipe do Eron Costin.
Rigorosa seleção foi feita por arquitetos de renome nacional, bem como um uruguaio, numa promoção do Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento do Rio Grande do Sul, com apoio institucional da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura riograndense.
Além da premiação em dinheiro, o edital prevê a contratação imediata para prestação de serviços profissionais na elaboração de Plano Diretor, Projeto de Arquitetura, Projetos Legais e Maquete Eletrônica, Gerenciamento dos Projetos Complementares e Acompanhamento Técnico em geral.
A obra
Situada na freeway – BR 290, em área de 200 mil metros quadrados, contemplará 170 mil metros quadrados de área construída, com heliponto e espaços complementares. O estacionamento terá 70.000 metros quadrados e vagas para 3.500 veículos.
O projeto vencedor atendeu todos os quesitos do edital – a integração e a harmonia das edificações com o entorno, suas possibilidades de ampliação, a criatividade das soluções para os diferentes usos, a preocupação socioambiental e a estética adequada que valorize ainda mais a marca do Sistema Fecomércio-RS, SESC e SENAC, tornando a edificação uma referência para suas atividades no país.
A equipe
Coautores: Emerson José Vidigal, Eron Costin, Fábio Faria, João Gabriel Cordeiro
Colaboradores: Dario Durce, Martin Goic, Moacir Zancope, Lucas Roni de Lacerda
Consultor: Alessandro Filla Rosanelli.
Jurados
O corpo de jurados, formado por cinco arquitetos de notório conhecimento e experiência na avaliação de projetos em concursos públicos. De acordo com o presidente do júri, o arquiteto paulista Edson Jorge Elito, todas as propostas concorrentes apresentavam consistência arquitetônica e urbanística além de uma grande diversidade de soluções para o problema proposto, destacando ainda a qualidade dos trabalhos. Ele estima que houve envolvimento direto de cerca de 600 profissionais de arquitetura.
O corpo de jurados, composto ainda pelos arquitetos Isidoro Singer (do Uruguai), Paulo Ricardo Bregatto, Rogério Malinsky e Analino Zorzi (os três de Porto Alegre), destacou a complexidade do projeto de arquitetura e urbanismo que esse concurso envolve. “Esse projeto vai criar um novo pólo na região marcando uma nova fronteira para Porto Alegre”, completa Edson Elito.
