No dia 29 de agosto, foi publicada na imprensa estadual uma reportagem sobre a liberação de recursos federais para transformação de lixões em aterros sanitários. Esse recurso só será liberado para os municípios que apresentarem plano de manejo de resíduos sólidos nos próximos 12 meses.

Das 5.565 cidades brasileiras apenas 300 estão em condições de garantir a verba para os projetos. Constatou-se que, no Paraná, apenas cinco dos 399 municípios têm projetos avançados para destinação correta dos resíduos sólidos. Entre esses cinco está Rio Negro.

Segundo o coordenador do Centro Operacional de Apoio ao Meio Ambiente do Ministério Público, procurador de justiça Saint Claire Honorato Santos, as cidades de Tibagi, Bituruna, Rio Negro, Morretes e Londrina estão com projetos que visam reaproveitar a maior parte possível dos resíduos sólidos recicláveis além de resgatar socialmente os catadores desses materiais, dando a eles melhores condições de trabalho.

Desta forma esses municípios realizam um manejo de resíduos sólidos de maneira adequada à saúde pública e à proteção do meio ambiente.

“Esses resultados positivos e o reconhecimento pelo trabalho já desenvolvido estimulam ainda mais a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente a continuar buscando rescursos que mantenham Rio Negro entre os municípios que oferecem melhores condições sociais e ambientais para seus munícipes”, afirma o secretário Izonel Carrara conjuntamente com o prefeito em exercício Nilson Paizani.