O transplante é a única esperança de cura para muitos portadores de leucemias e algumas outras doenças do sangue.

Rio Negro realizou nos dias 05 e 06/12 uma grande mobilização que levou a população para realizar um gesto de solidariedade e esperança realizando o cadastramento para doação de medula óssea.
A iniciativa da ação partiu da famÃlia da pequena Flavia (10 meses) que contou com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde Rio Negro, Hemocentro do Hospital de ClÃnicas do Estado do Paraná, e com a participação expressiva da imprensa, empresas, clubes de serviços e população que uniram-se com um único objetivo de trazer esperança para aqueles que necessitam de um transplante de medula óssea.
O resultado desde trabalho foi expressivo atingindo 1.200 voluntários cadastrados.
O transplante de medula óssea é a única esperança de cura para muitos portadores de leucemias e algumas outras doenças do sangue.
A chance de encontrar uma medula compatÃvel pode chegar a uma em mil. Razão esta que justifica a luta e empenho de muitas famÃlias quando deparam-se com esta situação.
A partir de agora os voluntários cadastrados passam a fazer parte do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME), órgão responsável por reunir as informações (nome, endereço, resultados de exames, caracterÃsticas genéticas) de pessoas que se dispõem a doar medula para o transplante.
Desta forma, com as informações do receptor, que não disponha de doador aparentado, busca-se no REDOME um doador cadastrado que seja compatÃvel com ele e, se encontrado, articula-se a doação.
Para o doador, a doação será apenas um incomodo passageiro, para o doente, será a diferença entre a vida e a morte.
