Somente quem convive com portadores de doenças do porte do câncer sabe o quanto medidas como esta podem ser úteis ao portador e à sua famÃlia.
Tramita na Câmara de Mafra o projeto de lei complementar 01/2012, de autoria dos vereadores Vicente Saliba e José Marcos Witt, que isenta portadores de câncer do pagamento IPTU, do imposto sobre a transmissão inter vivos e de todas as outras taxas que digam respeito à pessoa fÃsica do contribuinte.
De acordo com o projeto, os moradores que comprovarem – via laudo, que são portadores da doença terão direito a isenção dos tributos e taxas.
O texto se baseia em outras leis que já instituem direitos especiais à s pessoas que têm câncer como isenção do imposto de renda, prioridade judicial e isenção de IPI e IOF na compra de veÃculos, por exemplo.
Segundo os autores, essa preocupação é importante para auxiliar pessoas que passam por tratamentos complicados e muitas vezes se vêem envoltos em taxas e impostos. “As sequelas que doenças como o câncer apresentam aos portadores destas patologias acabam por comprometer o orçamento familiar, além de trazerem consequências de Ãndole psicológicaâ€, destacam.
Consta na justificativa do projeto, que são inúmeras as leis já aprovadas no paÃs que instituem direitos de toda ordem, inclusive isenções de pagamentos de tributos, em razão das consequências que o câncer, por exemplo, lega aos portadores dela.
É importante destacar que não se aplica o princÃpio da anterioridade à concessão de isenções, pois inexiste a obrigatoriedade da lei concessiva ser publicada antes do inÃcio do exercÃcio.
O projeto deu entrada na Câmara no dia 13 de fevereiro e passará pelas comissões até que seja votado. Para sua aprovação são precisos sete votos (maioria absoluta) uma vez que ele altera o código tributário do municÃpio. Para que entre em vigor ele deverá ainda ser sancionado pelo Executivo.

Para pessoas como eu que tenho cancer, vai ser otimo. Vou morrer mesmo a qualquer momento. E graças a deus que vou morrer. Assim paro de ver tanta gente feia e estupida. E morto nao paga IPTU. A divida vai ficar pra sempre nesta Prefeitura imunda.
NADA MAIS JUSTO!!!!
Dou apoio ao projeto, mais credito que outras doenças cronicas como por exemplo Insuficienia Renal tambem poderiam entrar no projeto, somente a familia que tem um portador dessa doença sabe o gasto que tem todo mes com medicamentos e tratamento, mesmo sendo ajudada pelo SUS e ter tratamento atraves do Pro Rim.
Em nossa cidade ha muitos doentes renais que poderiam usufruir desse beneficio e que hoje passam por dificuldades financeiras e ate mesmo pscicologica que a doença traz.
Parabens pela iniciativa, espero que esse projeto seja aprovado, pois irá tirar uma preocupaçao do doente e da familia.