Aconteceu na última terça-feira (26), nas dependências da Prefeitura Municipal de Rio Negro o 1º Seminário Municipal de Avaliação do Processo de Inclusão Escolar da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla na Educação Básica.

Esse evento, promovido pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Federação das APAES e Núcleo Regional de Educação – AM SUL, contou com a presença da secretária de Educação Márcia Maria Ciola de Moura, membros da referida Secretaria, pais, alunos portadores de deficiência intelectual, professores das escolas onde a inclusão acontece, diretoras e supervisoras da rede municipal de ensino.
Na abertura do evento a Secretária Municipal de Educação destacou a importância do diagnóstico do trabalho com a Educação Especial e Inclusão até então realizada no municÃpio. Pois, é a partir do processo da inclusão que a sociedade busca um meio para incluir todas as pessoas com ou sem deficiências para que tenham oportunidades de assumir seus papéis na sociedade.
Em seguida ocorreu a apresentação do seminário a cargo das Senhoras Sandra Mara Gruber, diretora do Departamento de Educação Permanente e Profissionalizante e Sandra Mara Stefani Ciola, diretora da Escola Municipal de Educação Especial Tia Polônia.
Na ocasião foram apresentados os dados do censo escolar referente à s matrÃculas na rede de ensino de alunos com deficiência.
Posteriormente os resultados através de gráficos de análises realizadas com abordagens nos eixos: socialização, aprendizagem, estrutura e satisfação, sendo esses fundamentais para um diagnóstico que sirva como ponto de partida para oportunizar o desenvolvimento de mais ações que atendam o aluno no seu processo de aprendizagem.
São momentos como esse em que a participação de diversos segmentos da comunidade escolar visam a integração, a solidificação e a inclusão no municÃpio de Rio Negro.
