O que é Páscoa? O que se comemora na Páscoa? História, origem e simbologia

Publicado por Gazeta de Riomafra - 30/03/2013 - 00h01

Você comemora todos os anos mas nem sempre sabe o que é Páscoa, o que significa, o que simboliza essa data, pensando nisso disponibilizamos esse texto que fala sobre o que é o feriado pascal.

Segundo a Enciclopédia Livre Wikipédia, a definição da palavra Páscoa (do hebraico Pessach, significa passagem) é um evento religioso cristão, normalmente considerado pelas igrejas ligadas a esta corrente religiosa como a maior e a mais importante festa da cristandade. Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo (Vitória sobre a morte) depois da sua morte por crucificação (ver Sexta-Feira Santa) que teria ocorrido nesta altura do ano em 30 ou 33 d.C.

O termo pode referir-se também ao período do ano canônico que dura cerca de dois meses a partir desta data até ao Pentecostes. A páscoa é uma data muito especial para as religiões católica e judáica, as vezes as duas datas coincidem e o fato é noticiado em todo o mundo, uma prova de como as duas religiões se aproximam em determinados assuntos.

É sugerido por alguns historiadores que muitos dos atuais símbolos ligados à Páscoa (especialmente os ovos de chocolate, ovos coloridos e o coelhinho da Páscoa) são resquícios culturais da festividade de primavera em honra de Eostre que, depois, foram assimilados às celebrações cristãs do Pessach, depois da cristianização dos pagãos germânicos. Contudo, já os persas, romanos, judeus e armênios tinham o hábito de oferecer e receber ovos coloridos por esta época.

Um ritual importante ocorria no equinócio da primavera, onde os participantes pintavam e decoravam ovos (símbolo da fertilidade) e os escondiam e enterravam em tocas nos campos. Este ritual foi adaptado pela Igreja Católica no principio do 1º milênio depois de Cristo, fundindo-a com outra festa popular da altura chamada de Páscoa. Mesmo assim, o ritual da decoração dos ovos de Páscoa mantém-se um pouco por todo o mundo nesta festa, quando ocorre o equinócio da primavera.

Falando em Páscoa

Há muito tempo o sentido da páscoa vem sendo desvirtuado pela sociedade. A Páscoa para a maioria é apenas mais uma festa de comidas, bebidas e muito chocolate. Se perguntássemos para nossas crianças sobre o verdadeiro sentido da páscoa, creio que a maioria responderia que a páscoa é a festa do coelhinho que guarda ovos de chocolates. Nas escolas infantis as professoras fazem questão de pintar os alunos, fantasiar de coelhos e estimular a troca e o consumo de ovos de páscoa. Raramente apontam para o sentido verdadeiro da páscoa que é a celebração da passagem da opressão para a liberdade da morte para a vida! Da ressurreição de Cristo e da nossa ressurreição.

A palavra Páscoa vem da expressão hebraica “Pesah” que significa passagem. No Antigo Testamento a Páscoa era uma festa familiar e ganhou sentido pleno quando Deus passou e realizou a libertação do seu povo, da escravidão do Egito e institui a Páscoa como uma celebração perpétua (Cf Ex 12,1-20).

É bom esclarecer que ovo e coelho não são símbolos pascais. O ovo é um símbolo pagão presenteado entre os povos antigos para simbolizar a vida. O coelho é símbolo da fertilidade e da lua, da vida que se multiplica. Infelizmente estes símbolos foram introduzidos na festa da páscoa pelos imigrantes europeus e ajudou desvirtuar seu verdadeiro sentido.

Os verdadeiros símbolos da antiga páscoa eram o pão ázimo sem fermento, só farinha e água, que representa a pureza que o povo de Israel deveria viver, sem se misturar com povos pagãos; as ervas amargas significam a amargura da escravidão no Egito e por último o cordeiro que é o principal símbolo, deveria ser macho, de um ano e sem defeito. O seu sangue deveria ser passado nos portais das casas como sinal de proteção e sua carne assada e consumida ao cair da noite, por inteiro as pressas e sem quebrar nenhum osso e sem deixar sobras. É a páscoa, isto é a passagem do Senhor sobre o Egito. Foi nesta noite que o Senhor passou e manifestou o seu poder ao libertar o seu povo das mãos do faraó. A páscoa é, portanto, a passagem da escravidão para a liberdade. E você, vive a Páscoa no seu dia a dia?

Data e cálculo para o tempo da Páscoa

O cálculo da data da Páscoa, também conhecido como Computus (Latim), é fundamental na definição do calendário cristão desde os primórdios da cristandade, tornando-se definido na Idade Média.

A Páscoa é celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre depois do equinócio da Primavera (no hemisfério norte, outono no hemisfério sul), ou seja, é equivalente à antiga regra de que seria o primeiro domingo após o 14º dia do mês lunar de Nisan. Poderá assim ocorrer entre 22 de Março e 25 de abril. Em 2013, a data em que ocorreu a morte de Jesus caiu na última terça-feira, 26 de março, após o pôr do sol. Jesus Cristo é amplamente reconhecido como o maior homem que já viveu. Mesmo assim, ele entregou sua vida por nós 1.980 anos atrás. Sobre a sua morte, o apóstolo Paulo escreveu: “Um só homem morreu por todos.” O apóstolo João disse: “O sangue de Jesus nos purifica de todo pecado”. (02 Coríntios 5:14; 1 João 1:7).

- Publicidade -
2 comentários publicados
  1. Valdir Paulista

    É, o seres humanos deveriam pensar neste ato de amor todos os dias e não apenas nesta data

  2. rute eloisa

    muito legal adoreii !!!!!!!!!!!!!!

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.