Ação em Mafra estimula a prevenção da saúde do homem no interior

Publicado por Gazeta de Riomafra - 17/11/2015 - 14h10

Na última semana as ações que visam a prevenção e promoção da saúde do homem, dentro do movimento Novembro Azul tiveram início em Mafra.  Na tarde da úlitma quinta-feira (12), no salão de festas da Comunidade do Avencal de Cima, cerca de 123 homens moradores das localidades vizinhas foram atendidos nas atividades preparadas pelo ESF Edmond Saliba, com apoio do ESF Espigão do Bugre e Agentes Comunitárias de Saúde.  Segundo a Secretaria de Saúde a ação é inovadora, sendo a primeira realizada nesse modelo.

O agricultor Claudilei Liebl, da localidade de Avencal do Meio dedicou à tarde para a sua saúde. Por ser diabético já mantém uma constante de exames e cuidados, faz acompanhamentos periódicos e inclusive controla a alimentação. “Acho que todos devem procurar se cuidar, porque depois que está mal não adianta”, aconselhou considerando que ele mesmo, apesar de ter 47 anos, deveria ter começado antes. Sobre a ação da Prefeitura e apoiadores, levando as atividades todas para junto da comunidade, o agricultor disse que é muito importante, pois facilita para os moradores do interior. Ele não somente participou dos procedimentos ofertados como incentivou outros vizinhos a irem também. “Essa iniciativa é muito boa porque oferece a oportunidade do homem fazer vários exames, sem precisar ir até a cidade”, declarou.

O agricultor Carlos Weiss, de 61 anos, morador da localidade de Vila Grein, também aproveitou a oportunidade para se consultar. Adepto da medicina natural, Carlos tem o hábito de tomar chás para muitos de seus problemas de saúde. “Nunca vou ao médico, mas hoje vou aproveitar para consultar e fazer alguns exames”, afirmou, dizendo-se curioso sobre toda a ação, a qual considerou ótima.

Estímulos para a prevenção

Para o médico Julio Lima, do ESF Espigão do Bugre, que estava apoiando o ESF local, o movimento Novembro Azul é de fundamental importância para a saúde do homem, assim como foi o Outubro Rosa para as mulheres. “Eventos como esse, que atingem o público masculino e mostram os recursos para prevenção e promoção da saúde, os estimulam a preocuparem-se com eles mesmos”, afirmou.

A ação Novembro Azul foi uma realização do município de Mafra, através da Secretaria  de Saúde, em parceria com o Grupo Integração Riomafrense de Oncologia (GIRO), Núcleo de Oncologia Catarinense, SESC-SC, EPAGRI e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Mafra.  A iniciativa atendeu as comunidades de Avencal de Cima, Rio da Areia de Baixo, Rio da Areia do Meio e Rio da Areia de Cima, Leonel, Avencal do Meio – Tingui e Vila Neumann – Vila Pscheidt, Vila Grein, Avencal São Pedro, Bituvinha e Bituva Papuã.

Atividades desenvolvidas durante o dia:

  • Avaliação em Saúde Bucal;
  • Palestra com Oncologista Dr. Fabrício (SESC/GIRO);
  • Atualização do calendário vacinal;
  • Realização de teste rápidos para algumas doenças transmissíveis;
  • Apresentação sobre prevenção de acidentes e cuidados com agrotóxicos, com EPAGRI;
  • Avaliação antropométrica (SESC/NASF);
  • Atendimento médico;
  • Avaliação com serviço de teledermato;
  • Coleta de PSA;
  • Dinâmicas/alongamento/distribuição de brindes (SESC/GIRO/SINDICATO RURAL).
- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.