Rio Negro: 141 anos de desenvolvimento harmônico e constante

Publicado por Gazeta de Riomafra - 14/11/2011 - 22h00

Clique aqui para baixar o especial em formato .PDF

Rio Negro em 1918

Rio Negro como de Mafra também pertenceu a outro estado em sua origem. O município quando criado fazia parte da Comarca de Paranaguá e Curitiba, pertencente à São Paulo, e era habitado, por índios botocudos, que dominavam as matas da encosta marítima da Serra do Mar até o rio Timbó.

Esta região era caminho dos tropeiros que conduziam o gado de Viamão – RS, a Sorocaba – SP. Devidos aos grandes prejuízos e perigos causados pelos difíceis caminhos abertos pelo próprio gado, em 1816 os tropeiros pediram ao imperador Dom João VI a abertura de um corredor ligando a Estrada do Campo do Tenente (Lapa), no Paraná, a Campo Alto (Lages), em Santa Catarina.

Em 1826 foi iniciada a construção da “Estrada da Mata”, hoje BR-116, sendo João da Silva Machado, futuro “Barão de Antonina”, o responsável pela obra e fiscalização dos trabalhadores. Depois dos tropeiros chegaram os imigrantes a então “Capela da Mata”. O local passou de Capela Curada a Freguesia do Senhor Bom Jesus de Rio Negro em 28 de fevereiro de 1838 e foi elevado ao status de vila em 02 de abril de 1870.

Neste mesmo ano foi realizada a primeira eleição de vereadores e no dia 15 de novembro deu-se a instalação do município de Rio Negro com a posse dos edis escolhidos.

Em 1916, com o fim da Guerra do Contestado, foi estabelecido o acordo de limites entre Paraná e Santa Catarina e parte do município foi desmembrada, originando as cidades de Itaiópolis, Três Barras e Mafra.

O município

Rio Negro fica localizado na região Suleste do Paraná, tendo uma área de 604,63 km² e uma população de aproximadamente 31.191 mil habitantes. Colonizada por imigrantes europeus, a cidade acolhe diversas etnias tendo mais fortes as influências germânicas, italianas e polonesas.

A economia da cidade é diversificada entre indústrias de beneficiamento de fumo, artefatos de madeira (com exportação principalmente para a Europa), equipamentos fotográficos entre outros produtos. No interior a base da economia gira em torno da exploração de madeira, fumo, erva-mate, agricultura e granjas de animais.

O clima de Rio Negro é temperado e a sua posição geográfica é destaque no estado, próximo a importantes entroncamentos rodoferroviários do Sul do país.

Como um dos pontos turísticos mais importantes da cidade que divide com Mafra a ponte metálica “Dr. Diniz Assis Henning” e tem orgulho de ostentar o Parque Ecoturístico São Luis de Tolosa, onde está situado o Seminário Seráfico, de mesmo nome, que atualmente abriga a sede da Prefeitura Municipal.

Praça João Pessoa em 1950

Rua Vicente Machado

Rua XV de Novembro

Igreja Bom Jesus antes da reforma

Desfile de 7 de Setembro

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.