Apresentados os quatro profissionais do programa Mais Médicos que irão clinicar em Mafra

Publicado por Gazeta de Riomafra - 05/11/2013 - 14h35

Em cerimônia ocorrida na manhã da última sexta-feira (01/11) na sede da Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense (Amplanorte), foram apresentados os profissionais integrantes do programa Mais Médicos que irão atender os munícipes mafrenses.

Cadastrada no programa do Governo Federal, Mafra foi agraciada com a vinda de cinco médicos até o momento, sendo que um profissional brasileiro desistiu.  Um destes profissionais, já havia chegado na primeira etapa do projeto e mais três chegaram na segunda etapa.  No encontro foram apresentados para a comunidade mafrense os médicos intercambistas: Julio Sergio de Lima; José Luiz Garcia Dieges; Juan Carlos Gonzales e Yonier Arturo Perodin Ieyva.

Histórico dos profissionais

Julio, mafrense, formou-se na Espanha e voltou depois de 18 anos para Mafra; José Luiz, cubano da cidade de Las Tunas, atua há 16 anos na área. O profissional que esteve 7 anos na Venezuela contou que todos os médicos cubanos que chegaram em Mafra eram professores nas universidades das localidade em que residiam.  Já Juan, da província de Pinar Del Rio, atua há 20 anos na área e esteve na Venezuela por 6 anos.  O último a se apresentar foi Yonier Arturo, de Holgin, o qual disse que atua há 15 anos na área e também já esteve atuando na Venezuela pelo período de 5 anos. Todos destacaram que têm grandes expectativas referentes a atuação em Mafra.

Os profissionais intercambistas agradeceram ao município por acreditar no programa Mais Médicos e ressaltaram a importância de ações na área de promoção e prevenção da saúde. Julio, que está atuando na E.S.F do Espigão do Bugre,  contou que nesse um mês que está em Mafra, já realizou algumas palestras de prevenção e saúde do homem. Os médicos atenderão cerca de 20 mil mafrenses o que corresponde a população dos E.S.Fs aos quais estarão vinculas.

Mais Médicos

O Programa Mais Médicos é promessa do governo federal em fazer parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais. Mafra se cadastrou para a vinda de 21 médicos.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.