Aprovado projeto para implantação do Sistema de Estacionamento Rotativo em Mafra

Publicado por Gazeta de Riomafra - 19/12/2012 - 13h59

Foi aprovado na noite desta segunda-feira, o Projeto de Lei nº 26 que dispõe sobre o Sistema de Estacionamento Rotativo nas vias e logradouros públicos do município.

As vias e logradouros a serem abrangidos pelo Estacionamento Rotativo serão definidos por ato do chefe do poder Executivo, atentando para a conveniência e oportunidade para a eficiência do Sistema, considerando a área de abrangência definida pelo mapa.

Os locais devem ser identificados com as placas de estacionamento regulamentado definidas pelo Código de Trânsito Brasileiro.

O valor do preço público será apurado em planilha de custos, calculado de acordo com os gastos de manutenção do Sistema e fixado por ato do chefe do Poder Executivo, sendo atualizado sempre que se mostrar em desequilíbrio econômico-financeiro.

Segundo consta no texto do referido projeto, não estarão sujeitos ao pagamento do preço público pela utilização do Sistema, veículos oficiais do serviço público federal, estadual e municipal; veículos da Polícia Militar, Civil, Corpo de Bombeiros e ambulâncias; veículos que permanecerem estacionados por menos de cinco minutos e veículos prestadores de serviços de utilidade pública quando se encontrarem em operação no local.

Não caberá a Prefeitura nem ao operador, qualquer responsabilidade por acidentes, danos, furtos ou quaisquer outros prejuízos que venham causar ou sofrer os veículos, seus proprietários, as mercadorias, os usuários ou acompanhantes, enquanto permanecerem nas áreas de Estacionamento Rotativo, ou quando os veículos delas forem removidos.

Conforme a justificativa do projeto, a proposta tem por finalidade regulamentar o estacionamento nas áreas centrais do município, oportunizando aos usuários de veículos uma melhor utilização da infraestrutura do comércio, bancos e serviços existentes nessas áreas e, delegar sua operação à iniciativa privada, mediante processo de licitação na modalidade de concorrência.

A não implantação do sistema de estacionamento significa permitir que aqueles que trabalham nos centros comerciais, ocupem as vagas por todo o dia, impedindo os estacionamentos de menor duração, ou seja, dos que utilizam a infraestrutura do comércio, bancos e serviços existentes nessas áreas, criando um problema de acessibilidade que refle na degradação do espaço urbano.

- Publicidade -
20 comentários publicados
  1. M J P

    Mais uma coisa nada de vale estacionamento para o funcionalismo publico, senão a Prefeitura e SUS vão continuar como está cheio de carros deste pessoal que praticamente se apossa das vagas o dia todo, pois estara saindo do nosso bolso o dinheiro para eles usarem as vagas

  2. M J P

    Sinto informar Ana, mas por desrespeito de lojistas, seus funcionários e também de funcionários da Prefeitura de Mafra se faz necessário implantar o estacionamento rotativo pois só assim teremos vagas, quem é contra com certeza deixa o carro as oito e retira as dezoito. Somente temos que saber como será implantado este sistema, para tanto acho que se faz necessário reuniões com a comunidade Mafrense, para discusão e implantação como também a melhoria do transporte publico, para com isto também esvaziar o centro da cidade com automóveis.

  3. Guiliard Freitas

    O comércio de Rio Negro vai faturar mais! O custo para comprar em Mafra aumenta e a migração para o comércio de Rio Negro será inevitável! Já estou trocando de banco, vou deixar o Bradesco e vou migrar para outro banco que tem melhores condições para estacionar em Rio Negro!

    • Paulo césar

      Até parece que vai ter vaga pra estacionar em Rio Negro. Compensa mais pagar R$ 1,50 pra estacionar em Mafra do que dar 5 voltar nos quarteirões do centro de Rio Negro pra encontrar uma vaga.

  4. Juca

    No “Rio” tem o sistema “flanelinha” ou o sistema PCC. Só se a moça mora no ” Rio da Varzea”.

  5. Amiga Carioca

    Por isso que prefiro ficar nesse meu paraiso chamado Rio de Janeiro

    • Diego

      Aí no Rio não tem estacionamento rotativo ?

    • Amigo catarinense

      O lugar é um paraíso mesmo, pena que seja estragado pelos cariocas. Ô gente folgada. Estive lá e vi que carro estacionado na calçada e motoqueiro desviando trânsito e semáforo pela calçada é a folga mais normal por lá, o resto a gente vê no jornal nacional.

  6. aroldo

    Ana,ana, voce tem de viajar mais,conhecer outros lugares. muito infeliz seu comentário
    rotativo é proporcionar rotatividade nas vagas estacionamento, e não como está ficarem estacionados 8 a 9 horas mesmo local.

  7. Raquel

    Nossa até que enfim um coisa descente…pois os lojistas podem muito bem por seus automoveis em lugares mais retirados,deixar ali para pessoas que utilizam a vaga 1 hora 2 no maximo…os lojistas deixam seus carros ali,das 8:30 até as 18:00. Olha Ana é muita ignorancia sua,pois todos podem estacionar ali,inclusive quem necessita ir em bancos e tambem medico,dentistas até farmacias tem pessoas que ocupam as vagas….ta mais do que na hora de botar um pouco de ordem nesta cidade…e faixas,placas ninguem respeita…apenas sendo multado ai sim respeitam…é mais que justo…direito a todos….pessoa que trabalha na loja,deixar carro dia todo ali,sendi que poderia colocar em um outro espaço e deixar a vaga para umas 20 vagas….todos trabalham…(serviço de banco)e etc….

  8. almir

    E o chefe do Executivo aprontando de novo! Ninguém se perguntou até o momento qual a razão deste projeto, até certo ponto polêmico, ter sido aprovado justamente nos últimos dias do seu mandato?
    Será que foi mais uma tomada de decisão pensando unicamente no bem-estar social e nas vantagens na alta rotatividade de veículos para os comerciantes? Presumo que a resposta mais adequada seja; NÃO.
    Pois que interesse teria um Prefeito (que piada designa-lo assim) em ter seu nome vinculado à aprovação de um projeto que gerou desgastes e discussões intermináveis entre legislativo e executivo. Seriam interesses obscuros? Quem sabe…
    Mas está discussão é só mais uma das muitas razões que tornam a implementação do caça niquel que é o estacionamento rotativo, pois abarrota o bolso de alguns ao passo que esvazia o de outros, um assunto tão polêmico.
    Parabéns chefe do executivo (não merece letra maísucula), mais uma vez você demonstrou, com o perdão da palavra, estar cagando e andando para os interesses sociais desta cidade!
    Espero que o ilustre tenha sempre esta lembrança; foram decisões espúrias e equívocadas que lhe renderam ridículos 3.462 votos. O que me surpreende, grande feito ter alcançado um resultado tão alto!

    E que a imparcialidade deste meio de comunicação, permita que meu comentário seja publicado!

    • indignado

      Concordo com suas palavras, por isso que ele ficou em 4 lugar na eleição, perdeu para os brancos e nulos

    • Miraci Severo Vieira

      Kkkkk…que franqueza e que senso crítico e de humor apurados, hein?! As minhas opiniões combinam 100% com as suas. Infelizmente este projeto inutil para nós mafrenses, passou, foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores, virou a lei nº 3886/12. Vamos aguardar e pagar mais esse preço…e rir para não chorar….encarar, afinal, cada povo tem o governo que merece…

  9. Juca

    Acho ótimo. Só não gostou que vai ter que ir trabalhar ali de outra forma ou estacionar o carro bem mais distante. Só. Maioria gasta mais procurando uma vaga (gasolina) do que propriamente o valor do estacionamento agora. Simplesmente um absurdo pessoas deixarem seus carros o dia todo. E além disse como li algum comentario, burrice. Pois muitos clientes simplesmente desistem e isso é menos venda para os proprios funcionários e donos de lojas.
    Quanto a responsabilidade por danos, não vejo nada de novidade, pois ela já não existe sem o estacionamento.

  10. Rodrigo

    Boa :D

  11. João

    Ana vai me desculpar, mas você está sendo ignorante, mas vou lhe explicar, apesar do fato de ter que pagar, diante de tantos impostos, ainda sim o estacionamento rotativo se faz necessário, porque? Simplesmente porque praticamente todos os lojistas, funcionários e afins, deixam seus carros em frente aos estabelecimentos, e aliás esse foi o único motivo que ainda não havia sido aprovado, lojistas reclamando que teriam que estacionar o carro longe do local de trabalho, mas é obvio que isso é ignorância misturado com burrice, pois é preciso sentir no bolso para ter consciência de que as vagas ali são para um curto período, ou seja, clientes, pacientes utilizarem por 1 hora, 30 minutos, e não 8 horas como fazem hoje os mesmos carros em toda a via.

    Tá na hora de tirar o cabresto, e começar a parar de pensar só em si, e pensar no bem coletivo.

  12. Lasaro Hable Junior

    Vamos com o dinheiro custear as passagens do transporte coletivo. As linhas de ônibus já foram retiradas do centrão! Vamos pagar para estacionar e diminuir as passaens dos ônibus que cada vez ta mais moroso!!! Coragens edis!!! Alias quantos vereadores andaram de Santa Clara nesse ano? Quem viu um vereador no ônibus???

  13. ricardo'

    se fosse possivel iriam ate no banheiro com esses malditos carros

  14. ricardo'

    quem nao esta satisfeito q use coletivo ou va a pe, a cidade nao e grande, o centro e concentrado.

  15. Ana

    é realmente o que Mafra mais precisava era essa porcaria de estacionamento rotativo, e mais uma vez o Povo vai ter que pagar… é uma piada mesmo bem se ve que os vereadores desse atual mandato não vão se reeleger NUNCA MAIS … já que não nada fazem por merecer o voto do povo.

    Além disso, exitem jurisprudências no sentido contrário a que a Prefeitura nem o operador sobre eventuais responsabilidades …as quais fizeram questão de deixar bem claro que se eximiriam… e com certeza haverá muitas ações judiciais com relação a isso, o que realmente será muito interessante haja vista que com certeza os espertinhos de plantão irão se aproveitar e sabe maiS …. BEM FEITO… é o que merece essa Administração rídicula da cidade de Mafra!

    Isso é vergonhoso….

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.