A Prefeitura Municipal de Rio Negro, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, vem comunicar que o Bairro Alto é o primeiro bairro a ser beneficiado com um barracão de triagem de materiais recicláveis.
Os recicláveis podem ser usados como matéria-prima para novos produtos. Para que eles possam ser reaproveitados é fundamental que sejam separados e limpos em nossas casas e locais de trabalho e que depois sejam entregues à coleta seletiva.
No barracão de triagem os catadores irão trabalhar com esse material reciclável que já foi separado e limpo e os encaminharão para o destino adequado em empresas que farão sua reciclagem.
O barracão de materiais recicláveis trará grandes benefícios para o Bairro Alto, uma vez que grande parte das famílias de catadores reside neste bairro. Agora elas terão um lugar adequado e fechado para guardar os recicláveis que recolhem e com isso não precisarão mais armazenar materiais em suas residências e terrenos onde eles ficavam expostos e trazia riscos à saúde. Outros benefícios são:
– Redução da disposição de materiais nas ruas e bueiros, evitando enchentes, doenças, etc;
– Melhoria da qualidade de vida na comunidade;
– Criação de muitos postos de trabalho organizados.
Lembrando que material Reciclável não é lixo. Ajudando na reciclagem e contribuindo com o trabalho dos catadores de recicláveis, você está fazendo sua parte como cidadão consciente.
No futuro os demais bairros da cidade e localidades do interior deverão receber barracão como este, dentro do Projeto Cidade Limpa. Este projeto realizado em parceria com o Governo Federal esta investindo R$ 398.400,47 na construção de um barracão de 786 m² para armazenagem e separação de materiais recicláveis e R$ 105 mil na aquisição de um “caminhão baú” a ser utilizado pela Associação de Catadores de Materiais Recicláveis que agora contará com dois pontos de triagem de reciclagem, o atual com sede no bairro Estação Nova e no Bairro Alto.
