Caixa inicia comemoração pelos 150 anos

Publicado por Click Riomafra - 12/01/2011 - 19h31

Maior banco público do país possui agências em Rio Negro e Mafra

Equipe da agência da CEF em Rio Negro

Nesta terça-feira (11), foi dada a largada das comemorações do sesquicentenário da Caixa Econômica Federal, inaugurada em 21 de dezembro de 1861 pelo imperador Dom Pedro II. Seu propósito era incentivar a poupança e conceder empréstimos sob penhor, com a garantia do governo imperial. Esta característica diferenciava a instituição de outras da época, que agiam no mercado sem dar segurança aos depositantes ou que cobravam juros excessivos dos devedores.

Desde a fundação, a Caixa esteve presente em momentos importantes e históricos do país. Em fatos antigos, como a libertação dos escravos, durante a Proclamação da República ou na realização da Semana de Arte Moderna de 22, ou mais recente, como a criação da carteira de trabalho, a construção da capital federal ou a luta pelas eleições diretas.

Segundo Edimar Rhinow, gerente da agência em Rio Negro, a CEF é o maior banco público da América Latina e também o mais completo, porque atende todos os serviços sociais do governo, habitação e crédito. “Estamos focados também em grandes operações comerciais, mas ainda assim não perdendo nosso lado social, uma vez que estamos centrados nas operações como o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), Programa de Integração Social (PIS) e habitação popular (Programa de Arrendamento Residencial – PAR, Carta de Crédito, FGTS, entre outros). Somos ainda agente pagador do Bolsa Família, programa de complementação de renda do governo federal e do seguro desemprego. O que nos dá maior orgulho é o fato que nosso trabalho é o de realizar sonhos. Quando entregamos, por exemplo, um financiamento da casa própria, a satisfação de ter realizado um sonho, de promover a dignidade, isso não tem preço, e assim estamos fazendo há exatamente 150 anos ”, disse.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.