Celesc estabiliza fornecimento de energia na região de Mafra

Publicado por Gazeta de Riomafra - 24/01/2011 - 19h01

A Celesc enviou novas equipes para a região de Mafra na última quarta-feira (19), inclusive com técnicos de Florianópolis, para acompanhar e garantir a estabilidade do sistema, após uma série de interrupções ocorridas nos últimos dias.

Os incidentes começaram a ocorrer a partir do dia 08 de janeiro, quando uma combinação de fatores climáticos adversos, somada ao aumento da temperatura e à retomada de processos industriais importantes, que resultaram em aumento significativo na demanda de energia elétrica na região, ocasionaram desligamentos automáticos do sistema elétrico nos municípios da região neste início de ano.

“Todas as providências foram tomadas para restabelecer o fornecimento de energia e estamos acompanhando de perto o comportamento do sistema”, explica Roberto Bez, chefe do Departamento de Operação do Sistema Elétrico da Celesc.

Segundo ele, aos fatores climáticos se somou ainda a demanda de energia adicional requerida pelos processos e atividades relacionados com a safra de fumo. “Os fatores que influenciaram o atendimento elétrico na região tiveram origens distintas, e assim diversas áreas da Celesc foram mobilizadas para avaliar e corrigir as contingências (Agência Regional de Mafra, Departamentos de Manutenção e de Operação)”, explica. De acordo com Bez, as causas foram identificadas e o sistema voltou à estabilidade, e permanecerá sob avaliação nos próximos dias, a fim de garantir o suprimento adequado à região.

A região é atendida a partir da subestação de Mafra, por meio de uma rede de distribuição de 34.500 Volts, com aproximadamente 50 km, até a subestação de Papanduva.

As outras subestações da região (Major Vieira e Santa Terezinha) são alimentadas a partir da subestação Papanduva, também na tensão de 34.500 Volts.

Na noite de 08 de janeiro um vendaval lançou vegetação na rede elétrica, entre as subestações de Mafra e Papanduva, causando curtos-circuitos e o desligamento automático da rede. Situação semelhante também ocorreu no dia 10. “Estes foram eventos causados por agentes externos ao sistema elétrico. A Celesc prontamente recompôs o sistema dentro das condições técnicas possíveis, sempre preservando a segurança do sistema elétrico, dos profissionais da empresa e de nossos clientes”, diz.

Bez relata que no dia 11 de janeiro, em função dos eventos climáticos dos dias anteriores, e suas consequências à rede elétrica, ocorreu “fuga elétrica”, em espaçadores da rede de energia. Assim que identificado o problema, o dispositivo foi substituído e o sistema recomposto.

Nos dias 13 e 14 ocorreu um defeito em um componente importante (Regulador de Tensão) instalado na rede de 34.500 Volts, entre as subestações de Mafra e Papanduva. O problema foi de difícil reconhecimento, porém, assim que foi identificado, o equipamento foi substituído – o que ocorreu no sábado, dia 15.

Já no dia 17 o problema foi em um regulador de tensão instalado na subestação Papanduva. Após várias avaliações e inspeções na rede, uma solução paliativa foi adotada no mesmo dia, consistindo na ligação em paralelo desta linha com a que alimenta a subestação Itaiópolis, também a partir da subestação Mafra. O problema no regulador foi constatado na terça-feira, dia 18, e prontamente corrigido.

Itaiópolis e Papanduva enfrentam problema de falta de energia elétrica

Não bastasse a falta de água no centro urbano de Itaiópolis, que acontece frequentemente, agora comunidades da zona rural do município estão enfrentando problemas de falta de energia elétrica. No final do ano passado a cidade foi castigada com a falta de água e agora o problema se estende também com a distribuição de energia elétrica. Na localidade de Contagem Schadeck, situada há cerca de 20 quilômetros do centro da cidade, na semana passada faltou energia e um agricultor teve um prejuízo de R$ 4 mil. Na comunidade faltou energia na semana passada pelo menos em quatro dias. A comunidade ficou sem energia por algumas horas na quinta-feira, sexta, sábado e também no domingo.

A empresa responsável pelo abastecimento de energia no estado de Santa Catarina é a Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina). Em nota, o responsável regional da empresa Luis Claudio disse que a Celesc está trabalhando para que não ocorra mais queda de energia. A empresa informou que o problema de interrupção de energia se dá devido à queda de vegetação (galhos de árvores) sobre a rede e também descargas atmosféricas que causam danos no sistema de distribuição. A empresa lamentou os incidentes e disse que equipes estão mobilizadas para sanar o problema. O telefone de emergência da Celesc é 0800 48 0196. Além de Itaiópolis o município de Papanduva também está sendo castigado pela falta de energia. A prefeitura daquele município disse que a responsabilidade das quedas de energia compete a Celesc e que não vai medir esforços para defender os interesses da população. Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura de Papanduva faltou energia pelo menos seis dias na semana passada. A falta de energia no município ultrapassou 30 horas e deixou a população muito descontente com a empresa.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.