Enfermeiros atualizam conhecimentos no tratamento de ferimentos

Publicado por Gazeta de Riomafra - 18/10/2014 - 20h51

O sábado foi de muito estudo para 60 enfermeiros e profissionais de saúde do Hospital São Vicente de Paulo e ligados às Secretarias de Saúde da região. Durante todo o dia, eles participaram do curso de abordagem e capacitação técnica no tratamento de feridas, ministrado pelo professor, pesquisador e médico consultor em novas tecnologias para prevenção e tratamento de feridas, o médico Adriano Mehl.

O curso tratou de técnicas usadas por enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, nutricionistas e farmacêuticos no tratamento de feridas, tratando da anatomia e fisiologia da pele, tipos de feridas e os tratamentos indicados em cada caso e o que não se deve fazer no tratamento das lesões. Além disso, os participantes puderam ampliar seus conhecimentos sobre os novos procedimentos e tecnologias utilizados no tratamento de feridas. Para Adriano Mehl, esses novos métodos representam um dos principais desafios no tratamento de feridas dos pacientes no Brasil. “O Brasil possui as mesmas tecnologias já utilizadas em todo o mundo, porém ainda não as utiliza com eficáciaâ€, explica. Segundo ele, uma das razões para que esses conhecimentos estejam a ser difundidos somente agora, reside no fato de que o treinamento sobre feridas ainda não é muito difundido na formação universitária.

O palestrante lembrou aos participantes que há diversos fatores que interveem no tratamento de uma ferida, como doenças dos pacientes e novos protocolos que devem ser seguidos para que um ferimento não venha a se tornar caso de amputação ou até mesmo óbito. “É importante que o profissional esteja preparado para avaliar o paciente como um todo ao adotar um procedimento, raciocinando sobre as melhores técnicas para prevenção e tratamento de feridasâ€, ressaltou.

Para Adriano, a iniciativa do HSVP em trazer o curso para Mafra demonstra a preocupação crescente dos administradores hospitalares em qualificar seus colaboradores, ampliando a qualidade de vida dos pacientes. Até o final deste ano, o curso terá sido realizado em mais de 70 instituições de saúde e congressos da área médica. Em Mafra, o curso foi organizado pela coordenação de enfermagem, diretoria técnica e coordenação de pessoas e processos do HSVP.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.