Escola Gustavo Friedrich faz homenagem ao Dia dos “Bombeiros”

Publicado por Gazeta de Riomafra - 18/07/2013 - 21h23

No dia 5 de julho na Escola de Educação Básica Professor Gustavo Friedrich, realizou pelos alunos uma entrevista na Rádio Escolar ABC de Sucesso com sargento, Julcemar Antonio Wolff, em homenagem ao dia do Bombeiro que é comemorado dia 2 de julho.

O sargento explicou para os alunos quais os requisitos para ingressar no Corpo de Bombeiros. Em Santa Catarina o ingresso a Corporação de Bombeiro Militar é feita através de Concurso público mediante Edital previamente divulgado e os requisitos básicos são de que o candidato tenha entre 18 e 29 anos, e a escolaridade exigida é de nível superior, entre outras que o edital exigir. Após aprovado em todas as fases de avaliação o candidato passa ainda por um Curso de Formação que tem duração aproximada de oito meses no qual após a formatura está apto para trabalhar como Soldado Bombeiro Militar, ou dois anos para Curso de Formação de Oficiais.

Também falou sobre o dia-dia dos bombeiros, onde trabalham em uma escala de 24×48 horas, e assumem o serviço às 8h, é realizada a conferência de todo material, das viaturas, equipamentos, etc. A guarnição que sai de serviço informa sobre as ocorrências atendidas no plantão anterior e passa algumas missões que devem ser executadas durante o serviço daquele dia, como instrução, treinamento, etc. E aguardamos os chamados de emergência.

Sanou as curiosidades das ocorrências mais frequentes na região, que segundo o sargento são bastante diversificadas. Em determinadas épocas do ano, por exemplo, no final do inverno estendo-se até o verão, são atendidas inúmeras ocorrências de incêndio em vegetação, devido o ressecamento pela ação de geadas. Nos períodos de férias ocorrem mais acidentes nas nossas estradas devido ao maior volume de veículos circulantes. No dia-a-dia as ocorrências mais corriqueiras são as de menor gravidade e que envolvem geralmente casos clínicos, dificuldade respiratória, mal súbito, mal estar generalizado, entre outros. Anualmente atendemos mais de 5.000 (cinco mil) ocorrências.

Finalizou a entrevista, responde a pergunta “como vocês trabalham o psicológico principalmente em ocorrências envolvendo crianças?”. “Apesar dos Bombeiros adquirirem um grande conhecimento através de instruções e, de como agirem em situações estressantes durante a sua formação como soldados, cabos ou sargentos, também no decorrer de sua vida profissional. Com relação a emergências que envolvam crianças, são ocorrências que impactam qualquer profissional mesmo para nós, bombeiros, não importando seu tempo de serviço, pois também somos pais, avôs, etc. Mas apesar da parte emotiva precisamos ser profissionais acima de tudo, no momento que estamos atendendo e então deixamos para “desabafar mais tarde” após a chegada ao quartel, onde fazemos um feedback do atendimento e em conversas com os próprios colegas de trabalho acabamos por amenizar a questão psicológica, pois nesta profissão, compartilhamos com a sociedade de momentos alegres e tristes” explicou sargento.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.