Estudo indica que instalação de supermercado em Rio Negro não irá influir no trânsito

Publicado por Gazeta de Riomafra - 04/02/2015 - 00h49

Na segunda-feira, dia 26 de janeiro, consultores da empresa Proteger, especializada em estudos ambientais, apresentaram, no Cine Teatro Antônio Cândido do Amaral, o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) do Supermercado Wilner Plus. Dentre outros, estiveram presentes os membros do Conselho Municipal de Trânsito, o empreendedor, Ivo Wilner, colaboradores da empresa Proteger e o prefeito municipal.

Este Estudo de Impacto de Vizinhança foi exigido através de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) firmado entre o Ministério Público do Estado do Paraná, o empreendedor e o município de Rio Negro.  O EIV teve por objetivo identificar e analisar os impactos do novo empreendimento do grupo Willner Plus em Rio Negro, principalmente no que diz respeito ao tráfego local. O empreendimento refere-se à implantação de uma filial do supermercado Willner Plus, na rua Sete de Setembro esquina com a av. Deputado Alceu Antônio Swarowski.

Como o foco do EIV foi avaliar o impacto do empreendimento no tráfego local, elaborou-se complementarmente um Estudo de Tráfego Veicular (ETV), seguindo as diretrizes do Manual de estudo de tráfego do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O estudo de tráfego consiste numa avaliação feita por métodos sistemáticos de coleta de dados, onde o objetivo fundamental é analisar a relação entre todos os componentes do tráfego com o ambiente no qual ele está inserido. O tráfego da avenida Dep. Alceu Antônio Swarowski foi monitorado por 10 dias, divididos entre dezembro de 2014 e janeiro de 2015.

Através do estudo de tráfego pode-se concluir que o empreendimento localizado na avenida não irá alterar significativamente a quantidade de veículos inseridos na via de tráfego, devido ao pequeno incremento de veículos provenientes de sua atividade, uma vez que o fluxo máximo comportará apenas 47 veículos de passeio e seis motocicletas. Se for considerado o pico máximo de veículos dentro do supermercado e o valor máximo encontrado para 1h de amostragem, no caso entre as 17h e 18h, que corresponde a 1.003 veículos em janeiro de 2.015 e 1.250 em dezembro de 2.014, este número representa um incremento de 5,3% no fluxo da via para janeiro e um incremento de 4,24% para dezembro.

Com relação ao fluxo médio de veículos na via, o incremento de 53 veículos (47 carros e seis motos) acarretará num aumento de 0,41% no fluxo de veículos, o que implica num aumento de apenas 0,17% do tempo gasto de deslocamento na avenida Alceu Antônio Swarowski.

Como uma medida mitigadora, foi proposta a criação de um retorno na área de passeio existente entre a avenida  Alceu Antônio Swarowski e a rua dr. Vicente Machado, possibilitando a quem for ao seu empreendimento o retorno ao centro do município sem precisar se deslocar a Mafra, fato que reduziria qualquer potencial efeito no trânsito. E também a instalação de um redutor de velocidade na rua Vicente Machado.

Com a estimativa da frota para 2024, os resultados obtidos são de baixa trafegabilidade, em virtude do aumento da frota de veículos do município, não sendo o empreendimento o fator responsável de interferência para o aumento do tráfego na via de trânsito e da frota de veículos do município.

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26 comentários publicados
  1. Marllonn Fernnan

    Gostaria muito, que os responsáveis por esse departamento de desenvolvimento urbano analisasse a falta de emprego em riomafra; Mais um mercado? A máfia em riomafra sempre vence. “E o motivo todo mundo já conhece, que o de cima sobe e o debaixo descê” rsssss.
    Vou deixar uma lembrança de um passado recente em nossa região, essa frase:
    “”””” Agora estou feliz, Mafra ficou mais sadia “”””
    O que geraria mais impostos, o mercado ou uma indústria?? É claro que nesse lugar não haveria como uma indústria de grande porte se instalar. Mas já que moveram profissionais para analisar o impacto ambiental naquela área, poderiam ter feito o mesmo para estudar outros terrenos do município que poderiam ser destinados a futuras empresas.. Não custa sonhar rssss.

    Para tirar o Brasil dessa baderna, só quando o morcego doar sangue e o saci cruzar a perna!!!

    Espero que entendam a crítica….

    • Everton

      Muito dificil que uma empresa (industria) entre nas cidades para concorrer e até oferecer novos empregos e oportunidades, sendo que empresarios daqui financiam campanhas para politicos. Aí fica essa troca de “favorzinhos”…

    • adailton jose

      Apoio totalmente seu comentário, só um detalhe: Se não fizeram isto no tempo das vacas gordas imagine agora com esta crise, o bonde passou e ficaram chupando o dedo os dois prefeitos.

      • Everton

        Verdade! Nesse atual momento, será muito dificil alguem interessado em investir…

  2. THOMAS

    A ÚNICA VANTAGEM… É QUE NÃO PRECISA TRATAR O ESGOTO DO MERCADO… VAI DIRETO PRO RIO…KKKKKKKKKKKKKKKKKKK.

  3. João

    Vão construir um mercado flutuante?

  4. andreia

    pessoal que é responsável pelo site, seguinte a palavra supermercado não existe no dicionário da lingua portuguesa, existe mercado pequeno, mercado médio, acorda ai pessoal.

    • Fabio

      1. Supermercado

      Classificação morfossintática:

      Substantivo, masculino singular
      Flexões da palavra Supermercado

      Significados de Supermercado :
      Grande loja de varejo, geralmente com áreas acima de 2.000 m2 a 20.000 m2, onde se pode adquirir praticamente de tudo, como gêneros alimentícios, móveis, eletro-domésticos, eletrônicos, produtos de limpeza, roupa, sapato, cama, mesa e banho, produtos de higiene, jardinagem. Muitos possuem até praça de alimentação.

    • Junior

      Vá estudar guria.

  5. Anderson

    O que mais nos deixa indignados é de ver como deixam construir um mercado ou qualquer outra coisa as margens do rio Negro, bem lembrando que tem que se preservar as margens… Se um pessoa “normal” corta uma arvore ou planta próximo ao rio já é multada, mas como se fala em “gente grande”, ai tudo pode… Sr Prefeito, analise isso e o impacto ambiental que vai ocasionar ao rio e a população.

  6. adailton jose

    Muito bacana todos os comentários, podemos realmente perceber a preocupação dos Rionegrenses com sua cidade e desenvolvimento. Lembro a meses atras, promessa de campanha do Sr. Milton Paizzani uma equipe de planejamento urbano, de la para cá só vimos 1 alteração de via e também mudança de posição de estacionamento. Passo neste ponto umas 5 a 6 vezes no dia, não precisa de estudo (pagar pessoas) para dizer que sera um caos, principalmente em horários de pico, lembrando ainda que temos a extensão de congestionamento em Mafra. Minha opinião também não paro ali para entrar. ps. este mercado ira abrir nos domingos, alguem sabe informar ?

  7. camila

    Acho um absurdo construir um mercado nesse local !!! o trânsito já está terrível imagine depois dessa instalação.

  8. Ademilto Leandro de Campos

    Ainda tem gente sonhando com Terceira ponte?
    Além de desnecessária, só iria gerar superfaturamento. Basta que mafra organize decentemente o trânsito e nossos motoristas respeite as leis de trânsito e sinalizações.

  9. Junior

    Uma coisa eu sei. Se for construído ali eu não entro. Já para entrar da rua que vem do clube rionegrense você tem que implorar para alguém parar para você entrar naquela ruazinha.
    E realmente nem pensaram em terceira ponte, coisa pra futuro. Não pensaram em nada. Monitoramento? Quando, no feriado de natal e ano novo?
    Empregos? Quantos 2 ou 3? Cidadezinhas mesmo.

  10. Jadna Silva

    O projeto do prédio tem marina para barcos mesmo em tempo de seca? Foi pensado em ferry boat para travessia de veículos de Rio Negro para Mafra? Mafra está envolvida…ou melhor… o meio ambiente e a mobilidade urbana não podem ser pensadas apenas localmente. Somos 100.000 pessoas. Perguntar não ofende: ali está prevista a terceira ponte? Ou não é importante pensar nisso?

  11. Paulo césar

    O estudo foi baseado no monitoramento duranter 10 dias entre o natal e o ano novo ????

    Sim, pois se foi somente 10 dias e ficou entre dezembro e janeiro, foi entre os feriadões de natal e ano novo.v Quase metada de cidade está viajando nesse dias, e os que não viajaram saem muito pouco de casa.

    Foi um estudo completamente distorcido e diria até mal intencionado. Fica até ridículo usar esse estudo como base ou desculpa para a construção do empreendimento, que vai sim travar o trânsito em vários horários.

    O pode público deveria exigir um novo estudo, mais abrangente, de pelo menos 15 dias, em dias úteis e período de aulas escolares.

    • Resposta do Paulo

      Paulo César.
      Se você leu a matéria inteira deve ter visto que foi feito um estudo sobre o impacto da quantidade de carros que teriam acesso ao supermercado (estacionamento) em relação a quantidade de carros que trafegam por este trecho.
      Quanto menos carros passarem é PIOR para a empresa, então eles fizeram a pesquisa numa época de pouco fluxo de carro. Se for levar em conta isso em época escolar, a quantidade de carros deve triplicar (no mínimo) neste trecho e significar que o impacto dos veículos para preencher as vagas do supermercado será 3 VEZES MENOR.
      Por que é tão difícil pensar um pouco?!

      • Paulo césar

        difícil é entender o seu raciocínio.

  12. José

    Quem pagou pelo estudo ?

  13. liana

    Uma coisa tenho certeza riomafra. não quer crescer..Apesar de ser apenas um mero supermercado, q vai trazer emprego a população e crescimento a cidade, todos criticam a iniciativa.Tenha certeza se fosse improprio construir neste local, por qual fosse a lei ambiental, municipal ou tal, eles não teriam conseguido nem chegar a estabelecer um projeto e vcs realmente acham que se houvesse a perspectiva de uma enchente trazer prejuizos ao estabelecimento, o proprietario pensaria em construir algo ali?? Tanto Mafra como Rio negro precisam de um comecio mais abrangente, com melhores opçoes para a população seja supermercados ou lojas, não só essa monopolização de 2 ou 3 marcas de comercio..alem de um horario mais abrangente e alternativo..veja a opção de um supermercado de rio negro q abre aos domingos e sempre esta cheio…

    • Analista

      Ué, mas o mercado vai ser de uma empresa que já existe, não vai ser criado nada de novo.

      Talvez uma meia dúzia de empregos ou algumas transferências de empregados das outras lojas da mesma rede. Até porque não vai ser uma loja grande, vai ser uma loja no conceito “express”, imitando as grandes redes.

      Vai ser uma boa confusão no trânsito, pois se fizerem saída do estacionamento no sentido Mafra eu imagino com vai ser nos sábados de manhã….

  14. Morador

    Maravilha de estudo. Pegaram dois meses de férias escolares para fazer a amostragem. “Jênios”.
    É muito fácil com números provar o que se quer.

    Se bem entendi, a capacidade do estacionamento será de 47 veículos e 6 motos. Considerando a dificuldade natural que parte dos motoristas tem para estacionar, e a capacidade reduzida do estacionamento, da para se imaginar uma retenção já na entrada do mercado.

    Enfim… Certamente existem lugares bem mais adequados para construir um empreendimento destes.

  15. adailton jose

    Os ratos iram adorar; se já e dificil entrar nesta pequena rua, pois tem 3 vias de acesso a ela, sempre depende de uma boa alma para dar espaço, agora imagine para sair do mercado ?????? Bom cada um sabe o que faz.

    • Resposta do Paulo

      Gostaria de lembrar que somente existe UMA via de acesso principal a esta rua.
      Quem está na pista da esquerda deveria retornar para Rio Negro e o fluxo desde local fica um lixo por causa destes indivíduos.
      Quem está vindo do Rio Negrense está cruzando uma preferencial, tem que esperar a via principal.

      Quer solucionar o problema neste trecho? Colocar tachões na pista dividindo a esquerda da direita, quem vem da praça tem que OBRIGATORIAMENTE voltar para Rio Negro, será um transtorno uma ou duas vezes que esquecer, nas outras ele vai formar uma fila bonitinha e o fluxo irá fluir.

      • Paulo césar

        E a fila só vai mudar de lugar, vai ficar no entorno da Praça e vai subir até a igreja, pois quem está na esquerda vai ter que esperar a vez pra ir pra pista da direita na altura do laboratório RioLab.

  16. Pedro Paulo Schuman

    E fizeram estudos para prever os efeitos da próxima enchente no supermercado ?

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