Lar Georgete faz 30 anos e recebe moção da Câmara de Mafra

Publicado por Gazeta de Riomafra - 22/10/2014 - 21h13

Tendo como mantenedora a Associação Beneficente professora Georgete, o Lar Nossa Senhora da Anunciação, – Lar da Georgete – atende em período integral crianças, adolescentes e adultos portadores de deficiências, sejam elas motoras, sensoriais, cognitivas ou mentais, que por decisão judicial foram retiradas de suas famílias naturais.

Focando seus objetivos no bem estar das pessoas assistidas pela estrutura e no comprometimento com o aperfeiçoamento da qualidade dos serviços prestados aos abrigados, o Lar recebe pessoas com deficiência mental, sensorial e/ou física, sendo a maioria delas severas, vitimadas por violência, negligência e/ou abandono, que são encaminhadas à entidade pelo Juizado da Infância e Juventude, Conselho Tutelar e Secretaria Municipal de Ação Social, entre outras instituições.

Atualmente o lar atende 18 pessoas, em regime de abrigo, sendo que a dependência dos moradores é quase total, necessitando da ajuda de monitoras para praticamente todas as atividades diárias. A Associação possui reconhecimento de Utilidade Pública Federal, Estadual e Municipal, já tendo recebido inclusive o título estadual de entidade “Amiga da Criança”.

Moção

Os representantes do Lar Nossa Senhora da Anunciação participaram da sessão da Câmara de Mafra nesta segunda-feira, 20/10, quando receberam dos vereadores uma Menção de Aplausos pelos 30 anos de atuação da instituição, que presta serviços de proteção e garantia de direitos em regime de abrigo para pessoas em situação de vulnerabilidade.

O presidente da entidade, Norton Günther, agradeceu a homenagem, destacou a atuação dos voluntários que doam seu tempo para o lar, e falou sobre alguns títulos que a entidade conseguiu. “A profissionalização não afastou o maior predicado da nossa instituição, que é ser um lar e não apenas um abrigo onde os moradores são meros números. Eles são nossos irmãos de coração, adotados pela comunidade mafrense”, afirmou.

Günther ainda convidou a todos para um café colonial com buffet de sopas que será realizado nesta sexta-feira, dia 24/10, no London Clube. Com início às 19 horas, o evento contará com desfile de modas, banda e sorteio de brindes, e terá o seu lucro revertido para o Lar.

Histórico

Fundada em 12 de outubro de 1984, pela professora Georgete Anita Reitmeyer, a entidade não possuía objetivos definidos ou propostas de trabalho elaboradas, apenas atendia de modo informal e afetuoso algumas crianças em situação de risco “adotadas” pela professora. Somente em 2002 canalizou suas atividades ao atendimento das pessoas com deficiência. Após conseguiu o reconhecimento nas esferas públicas, com os títulos de utilidade pública, municipal, estadual e federal, buscou o certificado CEBAS (Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social) que permite a isenção de conta patronal do INSS e do percentual de terceiros, que representa uma economia de 24,5% sobre a folha de pagamentos dos funcionários. Em Mafra apenas o Lar da Georgete e APAE, possuem este certificado.

Desde o ano de 1996 atende em sua sede definitiva, localizada na rua Benemérita Bertha Eckel Reitmeyer, nº 260, no bairro Vila Nova.

Uma mensagem

“Será que agradecer a Deus pelos dons recebidos é suficiente? Ou será que ajudar o próximo é a maior expressão de gratidão a Deus por podermos andar, falar, nos vestirmos e nos alimentarmos sozinhos e tantas outras pequenas coisas que podemos fazer, mas que para os nossos moradores não é possível. O mundo necessita de pessoas com ajuda humanitária”.


- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.