LEI NÃO É CUMPRIDA: Prédios públicos em Mafra continuam sem oferecer acesso a portadores de necessidades especiais

Publicado por Gazeta de Riomafra - 19/02/2015 - 02h08

Acessibilidade são as condições e possibilidades de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de edificações públicas, privadas e particulares, seus espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, proporcionando a maior independência possível e dando ao cidadão deficiente ou àqueles com dificuldade de locomoção, o direito de ir e vir a todos os lugares que necessitar, seja no trabalho, estudo ou lazer, o que ajudará e levará à reinserção na sociedade, fato que não acontece em alguns prédios públicos da nossa cidade.

Não é de hoje que chegam reclamações em nossa redação quanto a falta de promoção de acessibilidade aos portadores de necessidades especiais em prédios da Prefeitura Municipal de Mafra, da Câmara de Vereadores, e agora também da Vigilância Sanitária.

A Prefeitura Municipal está instalada em um edifício antigo, qual não possuí nenhuma rampa ou elevador, o que impossibilita as pessoas portadoras de deficiência ou mobilidade reduzida o acesso às repartições que estão no primeiro andar do prédio. Um cadeirante por exemplo para chegar ao gabinete do prefeito tem que contar com a ajudar de terceiros para ser carregado pelas escadas, muitas vezes passando por um constrangimento.

O problema encontrado na Prefeitura, também é encontrado na Câmara de Vereadores, que se encontra em um imóvel da antiga Rede Ferroviária Federal – RFFSA, onde no térreo está instalada a Secretaria Municipal de Educação e no primeiro andar a sede da Câmara. O prédio não possuí rampa ou elevador que proporcione acesso aos portadores de necessidades ao plenário ou as salas da Câmara. Já aconteceu que de cadeirantes serem carregados por funcionários do legislativo pela escada para que o mesmo pudesse assistir as sessões ordinárias.

Na reclamação que chegou a nossa redação quanto a Vigilância Sanitária é referente ao degrau que fica na porta de entrada da repartição que não oferece outro acesso aos portadores de necessidades que precisam encaminhar seus pedidos de alvarás, ou apenas serem atendidos pelos funcionários, como observado na foto.

A Lei de acessibilidade começou a vigorar em dezembro de 2000 quando foi sancionada pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, regulamentada em 2004 pelo Decreto-Lei nº 5296/2004, mesmo ano que Associação de Normas Técnicas – ABNT estabeleceu os critérios e parâmetros técnicos a serem observados quando do projeto, construção, instalação e adaptação de edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos às condições de acessibilidade, através da Norma NBR 9050. Desde então edificações novas e antigas devem se adequar a legislação promovendo a acessibilidade as pessoas portadoras de deficiência.

Prefeitura de Mafra

Câmara de Mafra

- Publicidade -
10 comentários publicados
  1. Junior

    Sim, sim. Ao moço aí de que tudo está funcionando e buraco não é sinal de abandono.
    A saúde está funcionando? Está mesmo? Você já precisou usar?
    Está boa para que está com ” virose” ou dor de barriga. Estou faz quase UM ano esperando para fazer um exame. E o exame nem é feito aqui em Mafra, tem que ser levado feito gado para outra cidade, Porto União ou Joinville.
    A educação está boa? Tem certeza? Não tem nem professor.
    A cidade está abandonada e só serve mesmo para dar renda para comissionado e porcamente para os concursados. Só isso.

  2. Josilene

    Na Vigilância Sanitária, que é um imóvel alugado, existe um portão ao lado onde pode ser utilizado por deficiente ou àqueles com dificuldade de locomoção para acessar o serviço.

  3. Pedro Thomas

    Ué, mas os vereadores querem construir uma câmara nova, moderna e acessível, e todo mundo foi contra.

    Agora colocam esse tipo de matéria dizendo que está tudo ilegal.

    O que sugerem ? Que a câmara mande derrubar as escadas e passe a atender na calçada ?

    • Jose

      Seria uma boa atender na calçada, quem sabe iriam atender e “ver” o clamor do povo que não aguenta mais ver esta cidade abandonada.

      • Paulo césar

        Clamor do povo ?

        Só vejo mimimi no facebook.

        E vc considera “cidade abandonada” pq tem buracos nas ruas ?

        E a saúde, não está atendendo ? Inclusive cidadãos da cidade vizinha ?

        E a educação, não está funcionando ? Inclusive com transporte escolar ?

        E os servidores, não estão trabalhando e recebendo seus salários ?

  4. Paulo césar

    Sim, a lei vale desde o ano de 2000.

    As edificações são da década de 1960.

    E a culpa é do Eto, que está na prefeitura faz 1 ano…………..

    • Everton

      Faz mais de um ano que o atual prefeito esta na prefeitura (se for olhar para o que ele fez até agora, realmente não parece), mas realmente esse problema ja vem de antes.

    • Jose

      Desculpa e mais desculpas é só o que ouvimos da prefeitura, viajo por varias onde existem edificações até mais antigas e dão jeito de dar acessibilidade, é só querer fazer, este tipo de desculpa não cola amigo.

      • Paulo césar

        E você nesses 11 anos de validade da lei veio aqui na internet cobrar isso de algum outro prefeito ?

  5. japa

    os caras nao fazem nada na cidade,muito menos em predio publico

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.