Mafra consegue R$ 120 mil do estado para construção de mais um CRAS

Publicado por Gazeta de Riomafra - 29/11/2010 - 17h52

A Prefeitura de Mafra foi contemplada com recursos do Governo do Estado no valor de R$ 120 mil, para a construção de um Centro de Referência em Assistência Social – CRAS. A decisão foi deliberada durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite – CIB /SC, composta por representantes do Governo do Estado e de gestores municipais, realizada neste mês em Florianópolis, na qual estava presente a secretária municipal da Criança e Ação Social de Mafra, Áurea Bastos Davet. A secretária é a representante da região da Amplanorte no Colegiado Estadual de Gestores Municipais da Assistência Social – Coegemas/SC

O novo CRAS deverá ser construído inicialmente na Vila Ivete e o processo de construção – que envolve desde a execução do projeto estrutural e licitação, até o início da obra – deverá iniciar somente em março do próximo ano.

CRAS em Mafra

Mafra possui hoje dois CRAS. Um está instalado na Vila Solidariedade (envolvendo as comunidades da Vila Solidariedade, Jardim Cristal, Santa Filomena I, Santa Filomena II, Vila Grossel e Vista Alegre) e o outro na Vila Nova (envolvendo as comunidades de Jardim Novo Horizonte, Restinga, Imbuial, Faxinal, Rio Branco e parte do São Lourenço). Desenvolvem ações junto a cerca de 8 mil famílias, através dos grupos de idosos, gestantes, programa do leite, programas como o de geração de renda, de erradicação do trabalho infantil, pró-jovem adolescente, apoio a associações e rede de serviços socioassistenciais locais além de atendimentos individuais, orientações de benefícios e outros.

A secretária Áurea Davet destacou a importância da conquista por assegurar a continuidade e efetividade das ações para as famílias, bem como os investimentos no local, por ser próprio do município. Ela explicou que atualmente os dois CRAS estão funcionando um em local compartilhado – o da Vila Solidariedade junto com a Associação de Moradores – e o outro, da Vila Nova, com pagamento de aluguel pela Prefeitura. “Para a deliberação em favor de Mafra foram seguidos os princípios e critérios definidos pela CIB, quais sejam: índice SUAS, porte do município, gestão de recursos da área de assistência social e existência de CRAS compartilhados ou alugados”, afirmou.

CRAS

O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) é a unidade pública da assistência social, de base municipal, localizada em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinada à prestação de serviços e programas socioassistenciais da proteção social básica às famílias, e à articulação destes serviços no seu território de abrangência, de modo a potencializar a proteção social e atuando na perspectiva da intersetorialidade.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.