
O prefeito, Roberto Scholze, decretou nesta quarta-feira, 26, situação de emergência no município em virtude das dificuldades de escoamento da safra agrícola e transporte escolar devido às precárias condições de trafegabilidade das estradas do interior. Consequência das constantes chuvas que tem assolado o município, especificamente do dia 17 a 25 deste mês.
Os membros do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) reuniram-se terça-feira, 25, para deliberar sobre estragos causados pelas chuvas e decidiram por unanimidade recomendar a decretação de situação de emergência.
A reunião foi conduzida pela Defesa Civil do município, representada pela secretária de Governo e Cidadania, Ângela Kvitschal, e pelo diretor, Raul Ferrari, que já está providenciando o envio dos documentos comprobatórios dos estragos para o Ministério da Integração Nacional, visando à homologação do decreto municipal.
Os principais pontos que foram atingidos são a estrada geral do Santinho do Canivete e três pontes dessa localidade. Também ocorreu rompimento de bueiro na estrada geral da Vila Ruthes, acesso acampamento Moriah. As estradas gerais de Pedra Fina, Bela Vista, Rio do Cedro, Avencal do Santinho e Augusta Vitória em vários pontos foram danificadas pela enxurrada e formaram lamaçais, assim também estão intransitáveis.
Monitoramento
Segundo monitoramento hidrológico da Bacia do Iguaçu, conferido quinta-feira, 27, às 8h, o nível do rio Negro estava em 7,32 metros. Sexta-feira, 28, no mesmo horário o nível estava em 6,68 metros.
O acumulado de chuvas no período de 19 a 26 de junho foi de 196,8 milímetros.
Saiba mais
Situação de emergência em caso de desastres é o reconhecimento legal pelo poder público de situação anormal provocada por catástrofe, causando danos suportáveis e superáveis pela comunidade afetada. A declaração de situação de emergência ou estado de calamidade pública é competência do governador do Distrito Federal ou do prefeito Municipal e é feito mediante decreto. O decreto que está em vigor em Mafra é nº 3663.

alguem sente saudade do jango …… levanta a mao
A emprea que ganhou a concorrência pra fazer o “portal” por mais de R$ 300.000,00 sente saudades dele…..
se houvesse manutenção periódica dessas estradas não estaria na situação que está.Será que a culpa é só da chuva?