Mafra poderá perder a Referência em Alta Complexidade para Canoinhas

Publicado por Gazeta de Riomafra - 09/12/2012 - 19h08

Em entrevista com o secretario Municipal de Saúde de Mafra, Cidemar José Ratochinski, o mesmo fez alerta que como aconteceu no passado com a “Referencia em Oncologia” que foi para o município de Porto União, mesmo o hospital de Mafra tendo uma estrutura física, tecnológica e equipe médica adequada, também poderá acontecer no serviço de alta complexidade em Neurologia e Ortopedia. “O município de Canoinhas, através de seu representante político, está mobilizando a região para que esta Referência seja no Hospital Santa Cruz, naquela cidade”, afirma o secretário.

Cidemar salienta que tem feito solitariamente a defesa do município de Mafra para que esta importante referência seja no Hospital São Vicente de Paulo, que oferece todas as condições como equipamentos de alta tecnologia, Centro de imagem e diagnóstico de última geração, centro cirúrgico adequado, equipe multidisciplinar, profissionais médicos como ortopedistas, Neurologista, Neurocirurgião e Neuropediatra e também pela sua localização geográfica.

Justifica que Mafra já estava inserida no contesto das redes de urgência e emergência da macro região Nordeste e Planalto Norte e que o Hospital de Mafra já havia sido referenciado como porta de entrada em Trauma II, AVC II e Cardiovascular I, aprovado na CIB em 2010 pelo tempo resposta aos municípios da região, também no plano de ação regional  das redes foi aprovado pela CIB e Ministério da Saúde através da Portaria 2541/08/2012 que habilitou o Planalto Norte, 07 leitos de UTI e 10 leitos de AVC,  e que não acha justo a mudança por questões políticas e não técnicas.

Sugere o secretário, uma mobilização da classe política em prol dos usuários do SUS de toda a região em favor do Hospital de Mafra, evitando o deslocamento aos grandes centros na busca do acolhimento principalmente na urgência e emergência. “Atualmente a referência pactuada através da PPI Estadual para a Ortopedia é Jaraguá do Sul, que tem dificuldade de atender toda a demanda, ocasionando fila de espera e retornando a maioria das pessoas alegando não se tratar de alta complexidade. Só no município de Mafra são mais de 300 pessoas aguardando só na ortopedia”, finaliza.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.