MANIFESTO RIOMAFRA: O alvo agora foi a Câmara de Vereadores de Mafra

Publicado por Gazeta de Riomafra - 26/06/2013 - 17h51

Após sucesso da divulgação e da participação popular, nesta última terça-feira, 25, às 18h30min, ocorreu o Segundo Manifesto Riomafra. A intenção dessa manifestação foi chamar atenção do poder legislativo de Mafra e entregar uma carta de reivindicação para os vereadores. Ao todo participaram aproximadamente 180 pessoas de todas as faixas etárias.

A passeata começou na praça dos Bancos, saindo em direção a praça Hercílio Luz. Depois seguindo em direção a praça do Correio, e continuou até a frente da Câmara de Vereadores de Mafra. Desta vez os manifestantes levaram placas que diziam: “Meu partido é o Brasil”, “Chega de reclamar. Vamos agir”, “Corrupção não é só lá não/Aqui também tem de montão”, “Mafra: Pérola dos Buracos”. Também cantaram: “Vem para rua, pra escutar o povo brabo” e “O cidadão chegou a hora/ venha para a rua que a luta é nossa”.

O intuito de chamar atenção do poder legislativo foi atingido, os dez vereadores ficaram surpresos com o pedido dos manifestantes para descerem até a rua. A sessão da Câmara ficou lotada como não acontece de costume e a população reivindicou direto aos vereadores que elegeram. Os manifestantes colocaram no centro do plenário bandeiras do Brasil, de Mafra, da União Nacional do Estudantes (UNE).

Os principais assuntos citados foram educação, saúde, infraestrutura, cultura e falhas nas administrações do município. Um dos organizadores, Rodrigo Augustin, iniciou sua fala orientando a população a cobrar dos políticos seus direitos e deveres. Também entregou documento com revindicações do Manifesto Riomafra e afirmou que a partir de agora serão cobrados, que o movimento não irá parar.

Outra cobrança realizada foram as ausências de Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI’s). Moradores de localidades do interior pediram a CPI das Pedras, que segundo eles não é só infraestrutura, mas também saúde, educação e economia. Também questionaram “por que não investigar?”, não tem razão para encobrir e pediram para nunca deixarem de aprovar uma CPI por interesse próprio, pois vão decepcionar aproximadamente 54 mil cidadãos.

Uma das manifestantes pediu respeito, que os vereadores comecem a produzir projetos e que tenham prazos, que verifiquem as viabilidades dos mesmos. Assim, a população terá certeza que irão ter resultados concretos. Também pediram ciclovias, pistas de skate, para que a população tenha formas alternativas de condução e lazer.

Reclamaram da infraestrutura precária das ruas, e principalmente a ausência de acessibilidade para deficientes.

Foram definidos alguns itens principais: a realização da CPI dos estagiários e o aumento do número de cadeiras na Câmara de Vereadores (de 10 para 13 vereadores).

No final da sessão, o presidente da Câmara, Vicente Saliba, entregou 95 cópias de ofícios encaminhados para o poder Executivo para comprovar que as maiorias das solicitações do Manifesto Riomafra já foram cobradas pelo poder legislativo.

A Polícia Militar acompanhou os manifestantes, fazendo a segurança dos mesmos, como no Primeiro Manifesto Riomafra.

Fotos: Miguel Luiz

- Publicidade -
5 comentários publicados
  1. jeca

    mafra bateu recorde de velocidade nas br 116 muitas multas pelo que sei viaturas e radares nao podem ficar escondidos nos matos para multar isso arrecadar dinheiro para nossos exploradores que tal abrir uma cpi disso

  2. mafrense

    Nossa quanta gente de Rio Negro participando…..

  3. Pretinho Basico

    Minha Mafra querida, meu querido povo mafrense, que bom é poder ver que não tem somente gente acomodada. Meu povo está acordando. É somente através de “boca no trombone” que se consegue o que se deseja.
    Viram como a PEC 37 JÁ CAIU? E A DILMA JÁ DESISTIU DA CONSTITUINTE? E OS PREÇOS DOS ÔNIBUS (PASSAGEM) CAIU EM MUITAS CIDADES? E O POVO ESTÁ MAIS ALEGRE? E AS NOSSAS VIDAS ESTÃO MELHORES? Agora se ouve nos rádios, na televisão, lê-se nos jornais que foi medida tomada pelos governantes (prefeitos e vereadores). Eles querem levar a fama, mas quem fez tudo isso foi o povo, reunindo-se em passeatas, protestando contra as injustiças sociais. NÃO PARE MEU POVO. O PODER ESTÁ EM TUAS MÃOS. SÓ FALTA AGORA NAS ELEIÇÕES, TODO MUNDO ANULAR O VOTO OU NEM COMPARECER PARA VOTAR. A MULTA É PEQUENA. VALE A PENA PARA SE OBTER MUDANÇA DO TAMANHO QUE SE QUER. E viva nós…

    • Antônio Carlos

      como vc consegue escrever tanta bobagem em um espaço tão curto ?

  4. damião

    Trocaram de gverno pelo tipo não melhorou.Aqui em Itaiopolis esta dando resultado bom!

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.