
Aconteceu, no último dia 26 de outubro, o IX Monilepe, tradicional evento que reúne os monitores de trilhas do Parque São Luís de Tolosa e comunidade.
Este ano, o evento foi apresentado pelos integrantes do grupo: Allan Batista da Cruz, Aleff Vicente de Andrade, Julia Prohmann, Yeda Prohmann, William de Almeida, Rosmara de Freitas Terres, Dayane Pires dos Santos e Leonardo Nentwig, que falaram sobre pesquisa e conservação no Parque.
Neste ano, oito novos integrantes se juntaram ao grupo e receberam o certificado de formação de monitores. São eles: Ana Carolina Bueno Dudat, Fabiane Becker de Castro e Willian Mateus Zepson Correa, do Colégio Estadual Barão de Antonina; Naiana Borba Mayer, Rosicléia Pires dos Santos e Rosilaine Pires dos Santos, do Colégio Estadual P. Caetano Munhoz da Rocha; Djeynyffer Milena Bulblitz da Silva e Natasha Silva de Mello, do Colégio Estadual Inácio Schelbauer.
Em um momento especial, alguns ex-monitores que, ao sairem do grupo, ingressaram nas Universidades, e hoje estão retornando ao Parque como pesquisadores e orientadores dos novos monitores foram justamente lembrados: Aline Mayer, Fabiana Silveira, Fabiane Nascimento e Sandro Lemos.
Anualmente, a Menção Honrosa “Frei Gregório Johnscher” é oferecida a pessoas ou entidades que contribuem voluntariamente para a conservação da natureza no município de Rio Negro. Foram oferecidas menções ao casal Roberto e Vera Scholz, proprietários da Reserva “Lobo Guará”, vizinha ao Parque, e ao Projeto Araucária da Minha Infância, desenvolvido na Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, com crianças de várias idades. Também ao prefeito Alceu Ricardo Swarowski, pelo apoio e participação nos projetos desenvolvidos pelo grupo de monitores, ao longo de toda a sua gestão.
Foi realizada ainda, a divulgação da doação de equipamentos e materiais como binóculos, mochilas e guias de campo pela ONG norte americana de observadores de aves – Birders‘ Exchange – através do encaminhamento do projeto de educação ambiental realizado com os monitores no Parque São Luís de Tolosa. De posse a esses materiais, a fim de incentivar a prática da pesquisa e da observação de aves, foi lançado durante o MONILEPE, o “I Observando Aves no Tolosa”, concurso de observadores de aves destinado aos monitores de trilhas e que, obtendo êxito, poderá ser ampliado a outros jovens do município de Rio Negro.
Encerrando o evento, o Prefeito Alceu Ricardo relembrou as conquistas do município na área ambiental e deixou sua mensagem de conservação e de apoio aos monitores e à comunidade presente.

