Rio Negro inicia o ano dando continuidade aos trabalhos do projeto de Turismo Religioso, que contempla: restauração, manutenção e aquisição de novas imagens religiosas.
Assim como foi adquirida a Imagem de São José, recuperada e feita adequações a sua capelinha nas trilhas do Parque EcoturÃstico Municipal São Luis de Tolosa, agora é a vez do São Francisco de Assis que está na entrada principal do Parque.
No dia 30 de janeiro deste ano, esteve fazendo a primeira avaliação da imagem Ana LetÃcia, técnica em restauração e servidora municipal lotada na Secretaria de Cultura e Turismo de Rio Negro com assessoria da restauradora Luciane Ribas, tendo a finalidade de recuperar os traços originais da Imagem de São Francisco, visto que a mesma esta parcialmente danificada devido à s ações climáticas e intervenções que sofreu ao longo do tempo.
A imagem de São Francisco foi inaugurada no Parque EcoturÃstico em 1934, a qual foi projetada e executada pelo frei Geraldo Otto Roderfeld, nascido em 17 de setembro de 1913 em Paderborn na Alemanha. Em 29 de abril desembarcou como missionário no Brasil e foi estudar a partir da quarta série ginasial no Colégio Seráfico de Rio Negro onde ficou de 1929 a 1931. Na sua caminhada, em 1976 transferiu-se para o Seminário frei Galvão em Guaratinguetá, onde se dedicou exclusivamente à pintura, seu trabalho preferido “pintar igrejas e especialmente as Vias Sacrasâ€, uma de suas últimas obras e, talvez uma das mais belas seja os painéis da catedral de Lorena – São Paulo, tendo como motivos os diversos tÃtulos de Nossa Senhora.
Em Rodeio – Santa Catarina deixou uma mostra de seu talento de escultor na imagem de São Francisco de Assis nos jardins do noviciado São José e, também Imagens de São Francisco em cimento nos jardins zoológicos do Rio de Janeiro e São Paulo. Faleceu em junho de 1988 de enfarto fulminante aos 74 anos de idade, 56 anos de Vida Religiosa e 50 anos como Sacerdote.
São Francisco de Assis disse: “Comece fazendo o necessário, depois o que é possÃvel, e de repente você estará fazendo o impossÃvelâ€.

