Moradores ao longo da BR 116 continuam reclamando do fechamento de acessos

Publicado por Gazeta de Riomafra - 07/11/2012 - 18h00

Recebemos reclamações de moradores que se utilizam das marginais da BR 116 agora também em Rio Negro, mais precisamente naquelas que ladeiam o Colégio Agrícola e a empresa Universal Tabacos, que tiveram seus acessos à rodovia fechadas pela concessionária de pedágio. “Eu moro no mutirão e trabalho em uma empresa, hoje tendo que me dirigir até o trevo para poder me deslocar ao serviço, ao contrário de antes que saía direto para a outra marginal, mais os governantes não finalizam as obras que dizem estar finalizadas”, desabafa um morador.

Em contato com a assessoria de Imprensa da Autopista, fomos informados que a empresa finalizou as obras das marginais norte e sul. “A marginal norte passa em frente ao colégio agrícola. Ao término da marginal, fechamos os acessos, irregulares, que davam para rodovia. A marginal norte continua até incorporar a rodovia”, discorreu Lilian Chaves.

Segundo ela, somente são fechados os acessos que oferecem risco de acidentes. “Pois bem, agora para o acesso, o usuário deve acessar o trevo de Rio Negro, acessando a marginal norte e seguindo até o colégio agrícola, de forma correta e segura”, disse a assessora em e-mail.

ANTT informa que responsabilidade de manutenção das vias é da Autopista

A Câmara recebeu nesta segunda-feira (05), uma resposta da ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres, em razão de ofício encaminhado pelo vereador Vicente Saliba, em 03/11/2011.

O referido ofício pedia informações relativas a responsabilidade de conservação das marginais da BR 116, desde o KM 4,5 até o KM 8, considerando a concessão de serviços à Autopista Planalto Sul. Destacando que na época foi enviado ofício a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano solicitando melhorias nestas marginais, e a resposta foi de que não cabia ao Executivo, e este mesmo ofício foi dirigido a OHL Autopista Planalto Sul e a resposta obtida foi a mesma, que não era de sua responsabilidade.

Desta forma a população, bem como empresários destas marginais, ficaram sem benfeitorias no local.

A resposta recebida da ANTT foi objetiva: “Sobre o assunto informamos que a operação de recuperação, conservação e manutenção das ruas laterais existentes dentro da faixa de domínio da BR 116, é responsabilidade da Concessionária Autopista Planalto Sul, conforme consta no contrato de concessão 006/2007”.

Informaram ainda que o referido contrato de concessão, a área de concessão é a compreendida pela(s) rodovia(s), e respectivas faixas de domínio, assim como seus acessos, nos termos regulamentados pela ANTT, e áreas ocupadas com instalações operacionais e administrativas dentro da faixa de domínio.

Nas palavras do diretor-geral em exercício da ANTT, Ivo Borges de Lima, mesmo nos casos de acessos e ruas laterais particulares, a Concessionária tem a responsabilidade de vistoriar permanentemente de modo a verificar suas condições de conservação e manutenção. Caso necessário, a Concessionária deverá executar os serviços relativos ao restabelecimento das condições mínimas requeridas, especialmente quando se configurem situações de risco á segurança dos usuários, ressarcindo-se posteriormente junto ao responsável e sugeriu ainda que fosse enviado ofício à Concessionária.

Sobre o assunto, a assessoria da Autopista disse não ter recebido nenhum documento oficial, nem mesmo do Legislativo mafrense, salientando, porém, que “de qualquer maneira as marginais não foram consideradas na composição da tarifa básica do pedágio. Se a concessionária ficar responsável em fazer a manutenção destas vias, terá que haver reequilíbrio econômico-financeiro do pedágio”.

- Publicidade -
10 comentários publicados
  1. João

    Ignorantes, esse é o termo correto para os que reclamam das passagens fechadas, ignorantes pois não percebem que essa iniciativa é justamente para aumentar a segurança deles no seu trajeto do dia-a-dia, preferem aumentar o risco de acidente do que andar 1 km a mais, faça-me me favor, dirija pela vida, e pare de pensar nesse maldito combustível, começa a ir na padaria a pé que já compensa esse 1 km a mais todo dia.

  2. Evertonon

    Se as entradas a BR eram irregulares, porque não regularizar elas? Não é justo o cidadão ter que acrescentar 1, 2 km de seu itinerário, Relembrando que a maior causa dos acidentes fatais são ocasionados por imprudência dos proprios motoristas.

  3. André Silva

    Vocês mudam de opinião rapidinho se um parente de vocês morrer em um acidente por causa dessas entradas perigosas e irregulares.

  4. Julia

    Uma pergunta: Por que os acessos às oficinas mecânicas SABIÁ E MOLASUL no bairro faxinal não foram bloqueados até agora? Tantos outros foram e estão sendo fechados e lá onde tbém “tem risco” devido a alta velocidade com que os carros e caminhões descem sentido à Mafra, e ainda estes locais são entrada e saída de veículos pesados. São dois acessos irregulares que estão lá. PORQUE SERÁ??

  5. Ex Pérola do Planalto

    Nossa cidade parou no tempo, e essa tal Autopista esta colaborando para acelerar este processo. Que o novo Prefeito tenha peito para trazer o espírito de desenvolvimento que esta cidade merece.

    Não há mais espaço para retrocesso. Acorda Mafra!!!

  6. Marcos

    Essa Auto Pista acha que é dona de tudo que está próximo da BR 116.

  7. chico

    palhaçada esse pedagio.

  8. Juca

    No Brasil o “direito e ir e vir” tem que ser pago. O próprio “roubágio” é inscontitucional. Mas aqui lei é só pra enfeitar prateleira de livros.

    • Edson Silveira

      Juca, procure se informar antes de falar bobagem: O direito de ir e vir é claro na Constituição conforme artigo 5 inciso XV. Mas não está escrito que o ir e vir tem que ser de carro.
      A instituição de pedágios para veículos automotores é prevista no artigo 150, Inciso V da constituição federal do Brasil.
      Portanto, o pedágio nada tem de ilegal e também não afeta o direito de ir e vir de qualquer cidadão, pois pode-se ir e vir à pé, de bicicleta, de carrinho de mão, ou outro veículo não motorizado que não haverá cobrança de pedágio.
      E concordo plenamente com o fechamento de entradas. Só um exemplo, de dezenas de mortes que acontecem por causa dessas entradas irregulares: Motorista da Reunidas morreu na frente da antiga Coopernorte porque um caminhão entrou na frente do Ônibus. Agora essa entrada está fechada e ninguém morre mais ali.

      • Rodrigo

        Caro Edson sinto em te dizer que estás desinformado. Teve um acidente fatal há 2 meses, Uno mile Branco. Morreu na hora. Mas mesmo assim concordo contigo que os acessos perigosos devem ser fechados. No meu ponto de vista os acessos que prejudicaram financeiramente deveriam ser compensados por marginais estruturadas e asfaltadas.

Envie um comentário para Edson Silveira Cancelar resposta

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.