
Educar para o trânsito, para o reaproveitamento de materiais e ainda sobre a cidade em que vivem. Esses foram os objetivos dos trabalhos desenvolvidos pelos professores do Centro de Educação Municipal de Mafra- CEMMA junto aos seus alunos nos diferentes nÃveis, dentro dos projetos “Se essa rua fosse minha†e de “Reciclagemâ€. E para vivenciar todas as informações recebidas, alunos das 5 turmas de primeiras séries da escola realizaram na última segunda-feira, 22, atividades práticas de como se comportar no trânsito, como pedestres e motoristas, utilizando veÃculos produzidos por eles mesmos junto com seus pais, confeccionados com materiais recicláveis.
Em uma pista montada no pátio da escola, simulando as ruas da cidade, os alunos, dirigindo seus próprios “veÃculos†deviam parar no sinal vermelho, avançar no verde e dar passagem aos pedestres, colocando em prática as  informações recebidas. De posse do seu veÃculo, o aluno Vinicius Kalinoski, 07 anos, achou legal a atividade por “mostrar como é o trânsito na vida realâ€, experiência que  pode  levar para a famÃlia.
Obrigações também como pedestres
A professora Lucia Marquart explicou que eles aprenderam também que, como pedestres, devem cuidar ao tentar atravessar a rua utilizando a faixa de pedestres, sendo preciso parar e olhar primeiro antes de atravessá-la.  Ao tratar o trânsito como uma questão de educação, ela destacou o empenho dos pais em mais uma atividade. “Este trabalho envolvendo escola, famÃlia e comunidade, é fundamental para uma boa convivência entre pedestres, ciclistas e condutores, pois com a ajuda de todos teremos um trânsito e um mundo melhor para nossos futuros motoristasâ€, declarou a professora.
Se essa rua fosse minha
Inserido no programa “Se essa rua fosse minhaâ€, o CEMMA propôs com os trabalhos desenvolvidos de diversas formas, de acordo com cada nÃvel, uma reflexão em famÃlia, pedindo apoio e participação para assumir em conjunto, o compromisso pela paz no trânsito e preservação da vida.
As atividades foram desenvolvidas pelos alunos dos primeiros anos matutino e vespertino das professoras Lucia, Clara, JanaÃna e Luisa e contou com a colaboração dos professores Viviane (Artes) e Fernando (educação FÃsica).
