Mulheres recebem informações sobre prevenção ao câncer de mama

Publicado por Gazeta de Riomafra - 28/10/2014 - 00h28

O mês de outubro é marcado por ações das unidades de saúde de Mafra e de diversos órgãos e entidades que intensificam os esforços pela detecção precoce do câncer de mama, dentro do movimento mundialmente conhecido como Outubro Rosa.  Nesse contexto, a Estratégia de Saúde da Família do Espigão do Bugre realizou no dia 21, no salão da igreja Senhor Bom Jesus, reunião com mulheres de todas as idades para receberem orientações sobre o câncer de mama. Houve distribuição de brindes e foi ofertada saborosa salada de fruta.

As presentes foram informadas que a melhor forma de proteger-se contra a câncer de mama é cultivar hábitos de vida saudáveis, dentre eles a realização de atividades físicas, amamentação, alimentação adequada – evitando excesso de gordura, sal, açúcar e alimentos industrializados – além de evitar a utilização de bebidas alcoólicas e tabaco.

A Enfermeira Francesli Pereira Heilmann, uma das palestrantes explicou ainda sobre a importância da prevenção, salientando que a forma mais segura de diagnóstico ocorre através da mamografia. “Mas também  é importante que a mulher se conheça e detecte precocemente qualquer alteração através do auto-exame de mamas”, acrescentou.

Ação intensificada

Seguindo orientações da Secretaria Municipal de Saúde, as Agentes Comunitárias, estão realizando uma busca ativa, com  atenção intensificada para mulheres de 50 a 69 anos proporcionando-as orientações de auto cuidado, exame clínico de mamas, mamografia e coleta de preventivos. As mulheres em idade fértil também serão monitoradas e convidadas a realizarem a coleta de preventivos e exame clínico de mamas.

Educação nas empresas

E ainda dentro das ações do Outubro Rosa, a Secretaria da Saúde vem desenvolvendo ações educativas e coletas de preventivos nas empresas de Mafra. Muitas destas foram organizadas por intermédio  da Associação Empresarial, em parceria da Universidade do Contestado – Campus Mafra e Pro Pet Saúde do Trabalhador. As atividades já foram desenvolvidas nas seguintes instituições: Cativa, Casan, Big Safra e Ferragens Negrão e KGB Confecções. Até o final do mês está previsto o atendimento em muitas outras empresas.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.