Mutirão da Saúde tem quase 200 atendimentos

Publicado por Gazeta de Riomafra - 15/12/2014 - 21h47

Sábado, 06, foi um dia voltado para a saúde das comunidades de Maurício Caillet e arredores. Essa foi a vez da localidade receber o Mutirão da Saúde com equipe de médicos, odontólogos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e agentes comunitárias.

Serviços de clínica geral, preventivo de câncer de colo de útero, vacinação, odontologia e exames de glicemia foram oferecidos. Os pacientes contaram, ainda, com a farmácia municipal, agendamento de exames e orientações sobre dengue. A equipe da dengue fez uma visita no cemitério realizando coleta de água para verificar se havia larvas.

A ação teve um saldo positivo com mais de 190 atendimentos sendo: 50 atendimentos com clínico geral, três visitas domiciliares, três consultas com psicólogo, uma autorização de exame e 17 exames preventivos. Já a odontologia, através do Odontomóvel, realizou 16 atendimentos sendo realizados mais de um procedimento por pessoa entre restauração, limpeza e extração totalizando 40 ações. Além disso, houve a área de acolhimento que realizou 40 exames de glicemia e aferiu a pressão arterial de 27 pessoas.

Comunidades atendidas

Na edição foram realizados atendimentos para moradores de Mauricio Caillet (23), General Brito (19), Irara (04), Corredeira (03), Butiá dos Tabordas (01). Além de residentes em outras regiões como: São João da Boa Vista (01) e Rio Branco (01). A moradora de General Brito, Lucia Terezinha Persegone foi ao mutirão para ter consultas médicas e verificar a pressão. “Nós, muitas vezes, deixamos de lado a saúde na correria com o dia a dia. Cuidar-se faz parte e o mutirão permite que tenhamos atendimento perto de casa”. Ela trouxe ainda o sogro e a sogra para consultarem com o médico.

Novidades

O grande marco da terceira edição, desde a reativação do projeto em setembro, foi a ampliação nos serviços com a realização de visitas domiciliares, atendimento psicológico e palestras de saúde.  O médico José Luiz Garcia Dieges teve uma conversa com os presentes sobre a importância de uma alimentação saudável, exercícios físicos e controle do estresse. “Devemos viver uma vida saudável e cuidar com a gordura que consumimos”. Carlito Fagundes também esteve no local para fazer o acompanhamento da diabetes e consultar. “Eu cuido certinho, mas é preciso sempre manter a atenção, ter uma boa alimentação. A palestra do doutor sobre cuidados com a saúde vai me ajudar nesse sentido”. Ocorreu ainda orientação sobre uso irracional de medicamento com o psicólogo Alessandro Machado. Para facilitar o transporte dos moradores nessa edição um micro-ônibus passou nas comunidades de General Brito e Maurício Caillet para buscar quem não tinha como ir ao local. Os mutirões foram reativados em setembro na localidade de São João da Boa Vista e outro foi realizado no Bituvinha. A previsão é que sejam realizados frequentemente.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.