Novos cursos de vestuário do SENAI em Mafra ganham sistemas de automação

Publicado por Assessoria - 14/03/2011 - 21h17

Softwares da Audaces atenderão cursos da área de vestuário, abertos em 2011. Já são mais de 300 licenças em 15 escolas do Estado.

A Audaces forneceu, a valor subsidiado, para a unidade SENAI em Mafra mais 40 pacotes de licenças do software Audaces Vestuário – produto que a tornou líder em vendas de CAD para confecção no Brasil e na América do Sul. As novas licenças serão utilizadas nos laboratórios didáticos que atendem aos cursos técnicos e de aprendizagem em vestuário, ambos criados em 2011. O valor de mercado das licenças é de aproximadamente R$ 750 mil. A aliança do SENAI com a Audaces já contempla mais de 110 escolas de educação profissional de todo o país, 15 delas em Santa Catarina, totalizando mais de 300 pacotes de licenças somente no estado.

Segundo a Audaces, a parceria com o SENAI tem o objetivo de contribuir com excelência para o desenvolvimento do mercado. “O SENAI é uma das instituições de ensino mais conceituadas do país, e é um dos parceiros da Audaces na disseminação de conhecimento, formando profissionais para o mercado das confecções e preparando capital humano para os novos desafios do setor”, diz Paulo Cunha, Gerente Comercial Corporativo da Audaces. A empresa entende que trabalhar com parcerias de confiança é uma das formas que encontra para manter-se sempre atualizada e fortalecer sua atuação no mercado. “Essas parcerias são verdadeiras alianças que acrescentam conhecimento, disseminam informações e auxiliam na expansão dos produtos, até mesmo para outros países”, observa Cunha.

A empresa catarinense atua desde 1992 no desenvolvimento de automação dos processos produtivos das confecções e, hoje, conta com seus produtos nos principais polos têxteis e de vestuário do mundo, totalizando cerca de 30 países entre América, África, Ásia e Europa. Seus produtos agilizam e integram os processos desde a criação das coleções e engenharia de produto com o Audaces Idea, passando pela modelagem, graduação e encaixe com o reconhecido Audaces Vestuário, pela digitalização automática de moldes com o premiado Audaces Digiflash, até o corte das peças, com a única máquina de corte automático fabricada no Brasil, a Audaces Neocut. Cada pacote disponibilizado contém licenças de cada um dos softwares: Audaces Vestuário, Audaces Idea e Audaces Digiflash.

Cursos atendem demandas das empresas

Os cursos lançados pelo SENAI atendem ao crescimento do setor na região de Mafra/SC e Rio Negro/PR, cidades vizinhas e separadas pelo rio Negro. Conforme o Núcleo do Vestuário da Associação Empresarial de Mafra, nos dois municípios existem 53 empresas que geram 700 empregos no setor. Com dois anos de duração, o curso técnico é articulado com o Ensino Médio do SESI de Rio Negro. Na articulação dos programas, os alunos frequentam uma instituição pela manhã e a outra à tarde, permitindo que, na conclusão do Ensino Médio, obtenham também um certificado de um curso técnico profissionalizante e estejam aptos a continuar os estudos e a ingressar no mercado de trabalho. Os cursos de aprendizagem são de qualificação social e possuem 400 horas – ministradas em um semestre. Uma nova turma está prevista para o segundo semestre de 2011.

Maria Rosane Tormena, diretora do SENAI em Mafra e Canoinhas, afirma que a capacitação profissional vai contribuir com o desenvolvimento das empresas da região. “O curso técnico é estruturado para dar uma visão global do processo produtivo”, explica. Além disso, Rosane observa que a carência de profissionais faz com que esta força de trabalho tenha alta rotatividade na região. Outro benefício é o de aumentar a capacidade de atração de investimentos. “Empresas do Vale do Itajaí, por exemplo, estão se expandindo para outras regiões e o Planalto Norte pode ser uma das alternativas, desde que ofereça as condições necessárias”, afirma Maria Rosane.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.