Paciente diz ter sido agredido em ato cirúrgico no hospital de Mafra

Publicado por Gazeta de Riomafra - 09/12/2012 - 19h09

Paulo Dums, reciclador, sofreu um corte na mão esquerda na última semana, quando foi encaminhado ao Pronto Atendimento de Mafra, onde levou pontos na mão. O acidente ocorreu quando ele cortava feno para tratar os cavalos que puxam sua carroça, quando da coleta de lixo reciclável.

Após ser encaminhado para uma avaliação ortopédica foi detectada uma lesão séria em seu dedo, sendo encaminhado posteriormente para uma cirurgia ocorrida no úlitmo dia 30 de novembro, realizada pelo médico cirurgião Rodrigo Damaso Rauen.

Diz o paciente que no inicio do procedimento cirúrgico, logo após receber a anestesia, começou a sentir fortes dores no peito e começou a gritar, momento em que, segundo depoimento do paciente, o cirurgião então teria lhe dado “um soco†abaixo do peito (costelas, lado esquerdo), após teria vindo a desmaiar, só acordando na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), para onde teve que ser encaminhado.

Durante a entrevista, Paulo Dums – que recebeu alta na última terça-feira e agora está hospedado na casa da irmã, onde está recebendo cuidados, destacou que, assim como sua família, pretende tomar medidas judiciais contra o profissional, e seus familiares procuraram o MP relatando o fato, “para que não aconteça isto com outras pessoasâ€, desabafou Paulo.

Segundo familiares, ele está se recuperando bem, onde na próxima terça-feira terá uma reconsulta, com o mesmo médico que o operou e em tese lhe teria agredido.

O médico Rodrigo – que atua há 03 anos no Hospital São Vicente de Paulo, foi ouvido por nossa reportagem e contou sua versão, negou que tivesse agredido o paciente, porém não autorizou a publicação da sua versão completa dos fatos.

Corpo Clínico e direção receberam a documento por escrito de funcionários relatando o caso

A GAZETA procurou também pelos médicos do corpo clínico e enfermeiros do nosocômio, de onde veio a garantia de que um relatório, assinado por enfermeiros que estavam na sala de cirurgia no momento da suposta agressão, foi encaminhado a direção do hospital e será encaminhada ao Conselho de Ética e, se constatado o fato, mesmo poderá ser enviado ao Conselho Regional de Medicina. Irá depender do resultado das investigações para definir as tomadas de providencias com relação ao médico.

Segundo informação de um profissional do Corpo Clinico, as possíveis agressões foram confirmadas no documento que foi encaminhado a instituição, porém não se acredita que o paciente veio a desmaiar devido a suposta agressão sofrida mais talvez a acontecimentos anteriores. Com relação ferimento na superfície da costela esquerda, também não teria sido originado pela agressão, mas sim por um procedimento se fez necessário.

O administrador da Instituição, Dario Clair Staczuk confirmou que recebeu a denúncia de agressão por escrito e que o documento será encaminhado para a Comissão de Ética para instaurara uma sindicância internar para apurar os fatos e provavelmente ao CRM. Na próxima semana, o administrador disse que repassará maiores dados para o jornal.

A Comissão deve se reunir já nessa semana e a probabilidade é de que em até 60 dias haja uma decisão e deverá esclarecer o que realmente aconteceu. Questionamentos como: Se houve realmente a agressão? E se houve realmente a agressão, foi suficiente para o paciente desmaiar, ou foi devido a outros fatores ou complicações? Porque o paciente teria passado mal já durante a anestesia? O porque um paciente, passando por uma cirurgia aparentemente simples, desmaia e vai para numa UTI? Aquela possível lesão nas costelas foi proveniente do que? Espera-se que todas estas questões sejam esclarecidas após a sindicância.

- Publicidade -
5 comentários publicados
  1. maria celia

    sai de mafra a 20 anos atraz só hoje li a reportagem a cidade dse mafra continua a mesmo nem o relógio da praça funciona ….esperamos q o novo prefeito mude Eto é com vc agora …Esse médico nem pra veterinário serve ….essa mafra nem emprego tem, por favor, essa cidade era meu orgulho,que politica suJA MUDA ESSA CIDADE ETtTO, O POVO PRECISA DE EMPREGOS SERVIÇOS

  2. Mafrense

    QUERO DEIXAR AQUI A MINHA FRUSTRAÇAO EM RELAÇÃO AO ATENDIMENTO EM MAFRA NO PA PELO AMOR DE DEUS ONDE IREMOS PARAR ASSIM ESSE QUE SE DIZEM PROFICIONAIS MEDICOS NAO SABEM DE NADA MAFRA ESTA EM ESTADO DE CALAMIDADE NAO TEM NENHUM PEDIATRA NESSE HOSPITAL QUE VERGONHA MEU FILHO ETSVA COM FEBRE ALTISSIMA DEVIDO A UMA INFECÇAO E NAO TEVE MEDICO PEDITRA PARA ATENDELO ONDE ESTAO AS AUTORIDADES VAO ESPERA ALGUMA CRIANÇA MORRE PRA COLOCAREM LA PEDIATRAS??? QUERO APROFEITA A DEIXA E IREI COLOCAR UMA NOTA NO JORNAL SOBRE O ATENDIMENTO HOSPITALAR EM MAFRA AGUARDEM!

  3. luis antonio

    eu tambem perdi meu dedo dia 2 de novembro cortei com a makita e ele fez um otimo serviço e um bom medico…

  4. Marcos

    Sobre este fato não tenho nada a falar, porém já fui atendido pelo dr Rodrigo várias vezes e fui sempre muito bem atendido, para mim foi um ótimo médico.

  5. FALA SÉRIO

    engraçado que o mencionado Senhor sofreu um corte na mão esquerda e precisou de um procedimento na costela???? que estranho!

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.