Peixes são encontrados mortos na Usina São Lourenço sem motivo aparente

Publicado por Gazeta de Riomafra - 03/04/2012 - 00h00

O mais curioso é que apenas peixes da espécie “cará†são encontrados mortos, talvez por serem mais sensíveis do que os demais.

Moradores da localidade de Usina São Lourenço em Mafra entraram em contato com a reportagem da Gazeta para denunciar um fato curioso que vem acontecendo há três semanas. Peixes da espécie “cará†estão aparecendo mortos em uma repressa desta localidade, e apenas desta espécie, sendo que no local são cultivadas carpas, bagres, traíras entre outros.

Da água onde esta acontecendo à mortandade dos peixes, vacas leiteiras bebem, gado de abate e também aves silvestres matam sua sede, o que pode gerar um acidente no ecossistema da região.

Os moradores buscaram o jornal com o objetivo de chamar a atenção dos órgãos competentes, já que até urubus têm aparecido no local devido à podridão e mau cheiro que os peixes mortos têm exalado.

A Gazeta entrou em contato com a FATMA – Fundação do Meio Ambiente para saber o que está sendo feito, e obtivemos a informação de que o órgão já foi in loco conferir o problema.

O procedimento adotado será a coleta de amostra da água em quatro pontos diferentes da repressa e mandado para análise. Como a FATMA não possui laboratório próprio para esse tipo de análise, a regional de Mafra encaminhou pedido para Florianópolis e através de convênio, um laboratório da cidade de Blumenau deve realizar o trabalho.

O coordenador da regional e Mafra da FATMA, Leandro Schwaiga que assumiu seu posto na quarta-feira, dia 28, disse à Gazeta que ainda não é possível dizer o que vem ocorrendo no local, pode ser resultado da estiagem que ocasiona baixa oxigenação na água, ou talvez uma contaminação por excesso de metais pesados.

A coleta será realizada na próxima semana e os resultados devem ficar prontos em torno de 10 a 15 dias.

- Publicidade -
9 comentários publicados
  1. Rodrigo

    Infelizmente não é só na usina que os peixes estão morrendo, em vários açudes de Mafra, na última semana houve a mortandade de peixes, acredito que seja por veneno de plantações. Outra questão importante é que são na maior parte peixes da mesma espécie. Será que a CIDASC irá tomar providencias? Será proibido o uso do agrotóxico usado que causou a mortandade dos peixes?

  2. adolfo

    olha deve ser produto quimico da fabrica ou do aterro e mais da uma olhada nas obras sendo construidas beira do rio atencao ai fiscalizaçao anbiental

  3. Sou de Mafra

    Cresci tomando banho e pescando no açude, que saudades daquele tempo onde se jogava um anzol e o tirava com peixe, hoje pra conseguir pegar um peixe temos que passar a tarde toda, e tomar banho? Há! Não dá coragem, pois se percebe que a aguá está diferente. Tenho terreno a margem da usina há muito tempo, e tenho acompanhado as mudanças. É lamentável saber e ver ser construído um lixão próximo as margens, ver reflorestamento de pinus até a margem (cadê a mata ciliar?) E agora o reflorestamento foi retirado, ficou terra nua, ver lavouras sendo pulvirizadas tão próximas da água, etc… mas são pessoas “grandes” então se abafa o assunto. Não é a primeira vez que encontramos peixes mortos. Será que algo vai ser feito dessa vez?????

  4. Junior

    É fogo. Mafra tá virando uma josta inteira.
    Vão ficar parados aí autoridades? Ou vão apenas promover passeatas e mutirões para retirar garrafinha do rio negro em epoca de campanha?

  5. Indignado

    i tem outra não avisem o dia da visita!

  6. Indignado

    Mais é simples!
    capacidade de tratamento de churume em litros comparado ao churume produzido… as autoridades que visitem o nosso belo aterro sanitario em um dia de chuva. as piscinas de tratamento estao transbordando. e indo tudo para o rio sao lourenço…. ai morrem peixes sem motivo……. agricultor que lava um litro de agrotoxico na bera do rio leva multa i das grande seluma solta litros i mais litros de churume no rio …. ninguem ve.. por que sera i digao que estou mintindo???????

  7. Mafrense

    Realmente o fato é preocupante,com oque está acontecendo, mas há ainda um outro problema que muitos ainda não notaram,ou as autoridades estão não tomaram providencia, nas proximidades do aterro sanitário, onde o rio faz quase que uma encosta, o mesmo, está sendo aterrado as poucos, devido a erosão que é causado pelas chuvas, o qual é obvio que a mesma deve ser do aterro. Neste local proximo ao aterro, alguns anos atraz, o rio tinha um profudidade de seus 2 ou 3 metros de água, hoje, não dá 1 metro se duvidar

  8. mafrense

    vcs tem duvidas de onde veio a contaminação do rio , estam tapando o sol com a peneira essa porcaria esta vindo do lixao a agua esta com uma gordura flutuando sobre a agua esat horrivel pedimos que as autoridades tomem de verdade uma atitude que a cabe e puna os culpados

  9. Pescador

    Era bom dar uma conferida junto ao Frigorifico em Itaiópolis, bem como no aterro sanitário em Mafra, herança deixado por um politico ai….

    Os dois mandam porcaria para o Rio São Lourenço

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.