O evento foi realizado no último dia 12, contando com parceria entre a Universidade do Contestado, Conselho Municipal de Turismo e Associação Empresarial de Mafra

A Universidade do Contestado, o Conselho Municipal de Turismo e a Associação Comercial e Empresarial de Mafra promoveram, na noite de terça feira, 12.06, palestra sobre a Atuação da Polícia Militar Ambiental do Estado de Santa Catarina. A palestra foi ministrada pelo tenente Coronel Leibnitz Martinez Hipólito – comandante do Batalhão de Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina, que falou sobre a atuação da Instituição, que tem como missão principal zelar pelo meio ambiente e seus recursos ambientais, proteção da fauna e da flora, combate a exploração florestal e pesca predatória, através de um trabalho preventivo e de fiscalização do meio ambiente.
O evento fez parte das celebrações alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no último dia 05 de Junho e teve como objetivo, através da troca de informações e experiências, promover atitudes que contribuam para a preservação do meio ambiente. A palestra contou com a presença de várias autoridades locais, empresários, acadêmicos e professores dos cursos de Ciências Biológicas e Direito da UnC, e alunos do Curso de Meio Ambiente do CEDUP. Também prestigiaram o evento o comandante da 2ª Região da Polícia Militar, coronel Paulo Cesar Rodrigues e o comandante da 6ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Capitão Fábio Henrique Machado.
O grande desafio da atualidade – disse o palestrante, é o desenvolvimento sustentável, que busca conciliar o desenvolvimento das nações com a preservação dos recursos naturais. “E isto só será possível se todos os segmentos da sociedade fizerem a sua parte e, para que possamos ter atitudes corretas, a informação é fundamental”. Portanto a realização da palestra foi de encontro com esse objetivo e apresentou resultados muito positivos, pois esclareceu muitas dúvidas da platéia presente.
O palestrante
O tenente Coronel Leibnitz Martinez Hipólito é bacharel em direito pela UFSC, com especializações em prevenção ao crime; Administração em Segurança Pública, e especialização de estratégia em Segurança Pública; dentro da corporação já foi instrutor da Academia de Polícia Militar do curso de Formação de Oficias; foi comandante da 2ª companhia de alunos do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças; foi comandante da Companhia de Operações Especais (COE) do Batalhão de Operações Especiais (BOE); auditor da Corregedoria Geral da Polícia Militar; subcomandante da Guarnição Especial de Polícia Militar Ambiental; chefe de operações do Batalhão de Polícia Militar Ambiental e atualmente é comandante do Batalhão de Polícia Militar Ambiental do Estado Catarinense.
