Prefeitura de Mafra lembra Dia da Água e alerta sobre os benefícios da implantação de rede de coleta de esgoto

Publicado por Gazeta de Riomafra - 24/03/2012 - 18h31

22 de março – Dia Mundial da Água

Mais saúde e menos poluição ambiental. Estes são apenas alguns dos benefícios de uma cidade que possui sistema de esgotamento sanitário. Em Mafra, a implantação da rede já começou e diariamente é possível ver a realização do serviço nas ruas do Centro. Os moradores da Bacia 4 foram os primeiros contemplados. Após a conclusão das obras, serão feitas as ligações – da rua a casa – e a partir daí, o esgoto doméstico terá destinação correta, indo para uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

Entendendo o sistema

Com a utilização da água para abastecimento, como conseqüência há a geração de esgotos. Se a destinação deste esgoto não for adequada, acaba contaminando as águas superficiais e subterrâneas, e também o solo. Segundo a equipe do Projeto Sócio Ambiental da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente de Mafra, na maioria dos municípios brasileiros esse esgoto passa a escoar a céu aberto, constituindo assim, em perigosos focos de disseminação de doenças. Com a construção de um sistema de esgotos sanitários em uma comunidade, procuram-se atingir objetivos práticos como afastamento seguro e rápido dos esgotos, coleta dos esgotos individual ou coletivos (fossas ou rede coletora) e tratamento e disposição adequada dos esgotos tratados.

Benefícios

A equipe também lembra dos benefícios que uma cidade tem, possuindo sistema de esgotamento sanitário. Dentre eles, a conservação dos recursos naturais, a melhoria das condições sanitárias locais, eliminação de focos de contaminação e poluição, redução das doenças ocasionadas pela água contaminada e redução dos recursos aplicados no tratamento de doenças. Além disso, há ainda como conseqüência a diminuição dos custos no tratamento de água para abastecimento. Para o meio ambiente, acontece a devolução da águas do esgoto tratado aos rios, com o índice de descontaminação exigido pelos órgãos fiscalizadores. Ou seja, rios mais limpos, menos poluição e mais saúde para a população.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.