A adesão aconteceu recentemente e serão disponibilizadas gratuitamente 300 vagas, sendo 30 inscrições para cada curso
Uma ação inédita da Prefeitura de Mafra – através da Secretaria da Criança e Ação Social e Bolsa Família irá proporcionar, através de vários cursos profissionalizantes, a inclusão de centenas de pessoas no mercado de trabalho, até mesmo aquelas que estejam trabalhando podem ser beneficiadas com os diversos cursos de qualificação profissional, que serão ministrados por profissionais do Senac e Senai, a partir do mês que vem.
Desde maio deste ano, por solicitação do prefeito Paulo Dutra, a Secretaria da Criança e Ação Social vem viabilizando junto aos Ministérios do Desenvolvimento Social e da Educação, a inclusão de Mafra no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e emprego (Pronatec).
A adesão aconteceu recentemente e serão disponibilizadas gratuitamente 300 vagas, sendo 30 inscrições para cada curso. São eles: auxiliar de administração escolar, auxiliar de crédito e cobrança, recepcionista, vendedor, manicure e pedicure, auxiliar de eletricista, ajuste mecânico, operador de computador, costureiro (artesanal) e instalador de acessórios automotivos.
A secretária da Pasta informou que já estão abertas, na sede da Secretaria, antiga Rede Ferroviária, as matriculas. “Os cursos são gratuitos e será proporcionado o transporte para os alunos. E projetando a falta de mão de obra qualificada para atuar na área comercial no período de final de ano, quem estiver preparado terá mais chances de estar empregado”, acena de forma positiva a secretária de Ação Social, Cidene Barros. Uma reunião com diretores do Sindicato do Comércio de Mafra (Sincomafra) estará sendo agendada pela secretária Cidene, a pedido do prefeito Paulinho Dutra, com o objetivo de disponibilizar a colocação dos alunos dos cursos do Pronatec no mercado de trabalho. “Quem concluir os cursos já sabe que suas chances de estar empregado são grandes”, disse a secretária. “As inscrições são limitadas”, acrescentou.
Jovens a partir de 16 anos que buscam por uma colocação no mercado de trabalho, o chamado primeiro emprego, podem ter a qualificação desejada através dos cursos apresentados pela Secretaria da Criança e Ação Social e Bolsa Família. Adultos até 59 anos também podem realizar a inscrição. Serão ministradas 180h a 200h de curso, dependendo da disciplina escolhida pelo aluno. “As matriculas vão até 30 de junho”, ressalta a secretária.
Os interessados em participar dos cursos podem se dirigirem até a Secretaria da Criança e Ação Social (antiga Rede Ferroviária) no horário das 8h às 12h e das 13h30 às 17h, munidos de documentação de identificação, comprovante de escolaridade. Informações pelo telefone (47) 3643-7181
