Presidente da ONG Voz do Rio fala na Câmara de Mafra

Publicado por Gazeta de Riomafra - 15/04/2011 - 12h33

Biólogo citou graves danos ambientais causados ao rio Negro nos últimos anos

O presidente da ONG Voz do Rio, Julio César Costin, participou da sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Mafra na noite da última segunda-feira, 11.

Julio, que é biólogo e mestre em botânica, usou da tribuna da Câmara para apresentar alguns trabalhos realizados pela ONG desde a sua fundação e explanar sobre as condições do rio Negro, que sofre com a degradação ambiental. De acordo com ele, acidentes como o ocorrido em 2004, com o derramamento de cerca de 90 mil litros de óleo diesel e vegetal no rio, causaram danos sérios sem que qualquer avaliação eficiente fosse feita. “A imprensa noticiou que não houve impacto ambiental quando na verdade houve um impacto ambiental gravíssimoâ€, comentou.

Outro fato citado pelo presidente da ONG foi a mudança da cor do rio em 2007, quando uma mancha vinda de Rio Negrinho passou pelas águas e não houve nenhuma apuração dos motivos ou das consequências desse fenômeno. “Simplesmente foi cessada a captação de água e não houve nenhum estudo de impacto ambiental nem foi responsabilizado ninguémâ€, disse, lembrando a importância da penalização dos culpados para evitar que novos problemas venham a acontecer.

A apresentação de Julio motivou alguns questionamentos entre os vereadores, que sugeriram a assinatura de um requerimento pedindo às autoridades responsáveis esclarecimentos sobre os acidentes ambientais ocorridos no município e as atitudes tomadas nesses casos. Na opinião de Julio, seria importante saber se a América Latina Logística – ALL, tem plano de ação em caso de acidente ambiental, visto que os trilhos percorrem boa parte do leito do rio.

A participação do ambientalista, segundo os parlamentares, foi significante para trazer à Casa o assunto fundamental que é a manutenção dos rios Negro e da Lança.

- Publicidade -
3 comentários publicados
  1. Junior

    Um ano se passa e nada foi feito…
    Julio não desita.

    “Depois que o ultimo peixe for morto,
    o ultimo rio for poluido e a ultima mata for derrubada.
    Vão descobrir que dinheiro não se come.”

  2. paola

    visitem meu blog:

    assuntosdeadolescente.blogspot.com

  3. jane

    Peixe -boi pode viver fora d’água???

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.