No artigo de hoje vamos falar sobre os três passos para evitar ou amenizar deficiências.
Primeiro passo é a prevenção primária, ou seja, antes do bebê nascer e durante a gestação, tem como objetivo promover a melhoria de vida da população e, assim, reduzir a incidência de novos casos. Para isso é preciso: planejar a gestação, fazer acompanhamento médico, não fazer uso de drogas, não fazer uso de bebidas alcoólicas e cigarro, não usar medicamentos sem a autorização médica, tratar e acompanhar doenças pré- existentes (diabetes, pressão alta, doenças sexualmente transmissÃveis, etc).
O segundo passo é a prevenção secundária, ou seja, durante a gestação e após o nascimento do bebê, é onde a criança já foi exposta à s condições adversas e as intervenções visam reduzir e/ou eliminar a duração ou a severidade dos seus efeitos. Para isso é preciso ficar atento se a mãe desenvolver as seguintes doenças (hipertensão/ pré- eclampsia/ eclampsia,diabetes gestacional, lúpus), idade materna ( abaixo de 18 anos e acima de 35 anos de idade); a saúde do bebê nas primeiras horas de vida, onde poderá ter complicações, como icterÃcia (amarelão), crises convulsivas, traumatismos de crânio, má nutrição, falta de oxigenação (bebê roxinho). Essas doenças podem ser tratadas para evitar maiores danos ao recém- nascido.
E por fim, o terceiro passo que é quando o bebê nasce com alguma deficiência,é onde a condição de atraso no desenvolvimento já está instalada e os investimentos são feitos para minimizar estas condições, estimulando ações que resultem em maior independência e autonomia do indivÃduo. Para isso é preciso que faça acompanhamento com equipe multiprofissional (neuropediatra, pediatra, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional e assistente social); inserção em programa de estimulação essencial. Quanto mais cedo se dá o inÃcio do processo de reabilitação, maiores serão os ganhos para o desenvolvimento da pessoa com deficiência intelectual.
Na próxima edição iremos finalizar trazendo os sinais de alerta para o desenvolvimento da criança.
EQUIPE TÉCNICA – CAESP “Irmã Inês†– APAE Mafra
– Andréia Paula Arten – Psicóloga;
– Cláudia Mara Witt Ratochinski – Psicóloga;
– Janete Oliveira de Almeida – Assistente Social;
– Francielle Mônica Prestes Machado– Terapeuta Ocupacional;
– Mônica Crysthina Mendes Rauen – Fonoaudióloga;
– Rafaela Hort – Fisioterapeuta.
