Programa de Economia Solidária continua dando frutos em Mafra

Publicado por Gazeta de Riomafra - 12/01/2011 - 19h05

O Programa de fomento à economia solidária Dando Linha, desenvolvido pela Prefeitura de Mafra através da Secretaria municipal do Bolsa Família, tem apresentado resultado positivos e crescentes a cada mês. Implantado há apenas oito meses – em abril de 2010 – com apenas 10 participantes, atinge hoje mais de 100 pessoas com produção diversificada, chegando a cerca de 180 produtos, entre decorativos de casa e moda cotidiana.

E alça novos vôos. Produtos do Dando Linha já podem ser adquiridos em lojas de Balneário Camboriú e seguem para exposições dentro do estado e também no exterior.  O Projeto será apresentado à Alemanha, na Heimtextil, de 12 a 15 de janeiro, pelo Orbitato – Instituto de Estudos em Arquitetura, Moda e Design, que foi  responsável pelo desenvolvimento dos produtos da segunda etapa do Dando Linha.

As artesãs produtoras do Dando Linha também foram convidadas a expor seus produtos no stande da Orbitato durante a Festa Pomerana, que acontece de 14 a 18 de janeiro, em Pomerode – SC. A importância do convite foi ressaltada pela Coordenadora de Projetos, Ariana Chagas, por ser uma festa tradicional, que recebe turistas de várias partes do Brasil e do exterior.  Ela explicou que estão sendo enviados para a festa materiais variados – saches, bolsas, frutas, tapete, almofadas, puffs e outros – produzidos a partir de resíduos têxteis, provenientes de malharias de Jaraguá do Sul, Guaramirim, Pomerode, Blumenau e Mafra.

Dando Linha

Ariana Chagas lembrou que em Mafra, o projeto de economia solidária “Dando Linha†está  em andamento desde abril do ano passado. “Começamos com 10 mulheres. Hoje temos 110 e sete comunidades envolvidas: Jardim América, Pedra Fina, Rio Branco, Vila Nova, Butiá dos Lageados, Vila Solidariedade e Vista Alegre. Para o ano de 2011 já consta no orçamento da secretaria recursos para a continuidade do Projeto, inclusive com possibilidades de ampliação para outros bairros com novos grupos e associaçõesâ€, explicou. E acrescentou que o projeto, superou já nos primeiros meses de implantação, a meta estipulada para dois anos, de atingir 70 pessoas.

O Dando Linha – um dos projetos do programa da Economia Solidária – atende mulheres beneficiárias do Bolsa Família, orientando e dando suporte e apoio técnico para a produção de roupas em lã e linha, objetos de decoração e assessórios de moda  tem por objetivo proporcionar condições para que essas famílias migrem de uma situação de vulnerabilidade para uma de cidadania efetiva, tornando-se parte de uma sociedade produtiva.

- Publicidade -
01 comentário publicado
  1. jaquelini

    È isso ai,são projetos assim que nossa cidade precisa,que desenvolvam a autonomia economica das pessoas e não ficar dependedo da ajuda do governo através do bolsa família.

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.