
O professor Cesar Moreira Paes, da Universidade do Contestado, teve seu trabalho intitulado “Exposições Itinerantes com Animais Silvestres Taxidermizados para trabalhar de forma prática e interdisciplinar a Educação Ambiental nas escolas do Paraná e Santa Catarina”, aprovado pela Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de Santa Catarina (CIEA-SC).
O trabalho foi apresentado no 2º Encontro Catarinense de Educação Ambiental, realizado nos dias 29 e 30 de outubro, no Teatro Governador Pedro Ivo em Florianópolis. O objetivo deste evento foi promover a troca de experiências entre os segmentos da sociedade e identificar o que vem sendo desenvolvido a partir dos dois primeiros eixos do ProEEA/SC que tratam da formação de recursos humanos para educação ambiental e do desenvolvimento de estudos, pesquisas e experimentações.
Este estudo é resultado de uma parceria da Concessionária Autopista Planalto Sul e da Universidade do Contestado, em que 22 carcaças de animais silvestres atropeladas na rodovia federal BR-116/SC, foram taxidermizadas para a construção de uma coleção científica, que durante um ano, percorreu 16 escolas nos municípios as margens da rodovia, trecho de 412 KM, compreendidos entre as cidades de Curitiba – PR e Capão Alto –SC. Durante estas exposições cerca de 10. 596 pessoas participaram de forma prática e interdisciplinar da Educação Ambiental recebendo informações sobre como ajudar no monitoramento de fauna na BR-116, buscando reduzir os acidentes como animais silvestres. Vale destacar que estas Exposições Itinerantes contaram também com o apoio da construtora TEESAL.
