Projeto sustentabilidade rural de escola mafrense é campeão do IV MOCISC

Publicado por Gazeta de Riomafra - 15/10/2014 - 00h09

A Escola de Educação Básica Municipal Avencal do Saltinho conquistou o título de campeã da V Feira Regional de Ciências e Tecnologia (FEITEC) e da XIV FECIMAR (Feira de Ciências de Mafra), etapa Classificatória da IV MOCISC – Mostra Científica da Região do Contestado.  A instituição participou do evento com dois projetos: feijão mágico e sustentabilidade rural (que foi campeão e segue para a segunda fase).

A feira realizada no centro poliesportivo da Universidade do Contestado, campus Mafra, contou com 47 projetos de alunos de escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e Profissionalizante de abrangência da 25ª SDR, que inclui escolas dos municípios de toda a região.

Sustentabilidade Rural

O projeto Sustentabilidade Rural foi apresentado pela professora responsável Samieli Aparecida Czermach Pscheidt e pelos alunos Andressa Schafacheck e João Vitor Steidel Schutt, abos do 4º ano.

O objetivo do projeto campeão foi analisar os benefícios de uma propriedade sustentável para a qualidade de vida no meio rural. A metodologia baseou-se na análise de situações reais da comunidade escolar.

Segundo a professora orientadora: “Pôde-se contemplar o papel fundamental da escola que é a vinculação dos saberes locais com as ciências, promovendo incentivos para a preservação ambiental, seguidos de melhoramento na qualidade de vida e da permanência das famílias no campo, evidenciando sempre a necessidade de estudar e de buscar excelência em tudo que faz e produz”.  A apresentação resultou no primeiro lugar da primeira fase da IV MOCISC. Nos próximos dias 09 e 10 de outubro o projeto participará da final da IV MOCISC na Universidade do Contestado – UnC.

Feijão Mágico

O projeto Feijão Mágico foi representado pela professora Carla Christiane Herbst Brüske e pelos alunos Alice Aparecida Herbst Brüske e Elias Pedro Konkel, ambos do 1º ano.

Objetivo do projeto é conscientizar as crianças da importância de aprender sobre o processo de germinação e de ter uma alimentação saudável. O cultivo de hortas escolares pode ser um valioso instrumento educativo. “O contato com a terra, a descoberta de inúmeras formas de vida que ali existem e convivem, o encanto com as sementes que brotam como mágica, a prática diária do cuidado – regar, transplantar, tirar matinhos, espantar formigas… Estas vivências podem transformar pequenos espaços da escola em cantos de muito encanto e aprendizado para todas as idades”, destacou a professora Carla.

A diretora Adriana C. Schafaschek destacou a importância da ação coletiva para a realização dos projetos. “Os trabalhos feitos em equipe geram mais resultados do que atividades individuais. Cada membro sabe o que os outros estão fazendo e sua importância para o sucesso da tarefa”.  Ela parabenizou, ainda, os funcionários da EMEB Avencal do Saltinho, por terem objetivos comuns e desenvolverem metas coletivas que tendem a ir além daquilo que foi determinado.

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01 comentário publicado
  1. Secretario

    Parabens as professoras e alunos que realizaram um brilhante trabalho. A 25a SDR poderia reproduzir e distribuir nas escola de sua abrangência para que alunos acompanhem e levem tambem a seus pais para começar a melhorar os cuidados com o meio ambiente.

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