
Às águas do rio Negro já voltaram e desabrigar pessoas em nossas cidades, mas o recurso do Governo Federal destinado aos municípios ainda não chegou aos cofres públicos. Rio Negro foi atingido pela cheias em setembro de 2009, ocasionando um prejuízo orçado em R$ 661 mil em Rio Negro.
Nossa reportagem entrou em contato com o prefeito Alceu Ricardo Swarowski , o qual informou que a quantia deve estar liberada até o mês de março deste ano. “Houve excesso de burocracia no processo de liberação de recursos destinados à recuperação das cidades atingidas pelas chuvas em 2009”, enalteceu.
Já em 2010, o rio Negro encheu novamente desabrigando várias pessoas, sendo uma enchente maior que 2009. O estrago segundo o prefeito Alceu chegou à casa de R$ 1 milhão, porém ainda não existe uma data para a liberação desta verba.
O recurso deve ser investido na recuperação dos locais atingidos pelas águas do rio Negro, como por exemplo, o revestimento primário das vias. No quesito moradia, Alceu explicou que a Prefeitura havia na época, doado um terreno para Companhia de Habitação do Paraná – Cohapar, onde seria realizada a construção de 46 casas, mas devido perseguições políticas, as obras não ocorreram.
Segundo o prefeito Alceu, esse terreno deve ser retomado pela Prefeitura, e um novo convênio vai ser elaborado junto a Cohapar, para a construção de 200 novas moradias até o ano de 2012.
Mafra
A reportagem da Gazeta entrou em contato com setores da Prefeitura, mas a responsável pelas informações, a diretora da Defesa Civil, encontra-se de atestado médico.
