Saúde alerta sobre ausência em consultas

Publicado por Gazeta de Riomafra - 06/07/2011 - 13h00

Segundo dados do SUS, só no mês de junho, cerca de 300 pacientes não compareceram às consultas marcadas

O SUS (Sistema Único de Saúde) de Mafra tem constato grande taxa de ausência de pacientes em consultas agendadas. Isso representa, em média, o não comparecimento de 14 pessoas por dia. Segundo a secretária Municipal de Saúde, Maria Beatrice Reynaud dos Santos, no mês de junho, em um mesmo dia, houve 20 faltas. “Os pacientes faltosos dificultam o atendimento das demais pessoas à espera da consultaâ€, disse. Ela lembra que se a impossibilidade de comparecer à unidade for comunicada com antecedência, a vaga pode ser destinada a outro usuário, reduzindo o tempo de espera para tratamento com médicos especialistas.

Dados

De acordo com os dados do SUS, no mês de junho foram marcadas 1472 consultas com médicos clínicos gerais e destas, 146 pacientes não compareceram aos consultórios. Outras 1264 consultas foram marcadas com médicos especialistas, com ausência de 159 pacientes. “Muitas pessoas não justificam a falta e comparecem no dia seguinte querendo consultar, mas não podemos tirar a vaga de outro que compareceu no dia e horário previamente agendadoâ€, explicou a secretária.

Conscientização

A Secretaria de Saúde de Mafra orienta que os pacientes devem ficar atentos à data, ao especialista e horário da consulta. Assim, podem se programar com antecedência para comparecer à unidade ou cancelar a passagem no consultório médico, se não houver disponibilidade. A Secretaria disponibiliza o telefone 3641-5200 para comunicar a desistência (médico clínico geral ou especialista, enfermeiro, psicólogo, dentista, nutricionista). Outros telefones disponíveis são – Clínica Municipal de Reabilitação (fonoaudiólogo, fisioterapeuta e psicólogo), telefone 3645-3931 e ainda o Núcleo Materno Infantil (ginecologista e pediatra) pelo telefone 3642-6377.
No SUS há cartazes afixados em paredes e murais alertando para o compromisso do paciente e o que fazer se não puder comparecer à consulta.

- Publicidade -
2 comentários publicados
  1. Mari

    Concordo que a população deve ter compromisso e avisar quando não é possível comparecer a consulta….mas e quando é o médico que não tem compromisso? Quando é o médico que falta a consulta o que a população deve fazer?

  2. Debora

    Concordo que tenham muitas deficiências que devem ser revistas em todos os serviços públicos, não só na saúde. Porém esta matéria reflete a falta de comprometimento da população que reclama das filas e da falta de consultas, mas quando chega a sua hora de atuar, deixa o serviço na mão prejudicando quem precisa realmente destas consultas.

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.