
Aconteceu no último dia 29 nas dependências da Prefeitura de Rio Negro a 10ª Conferência Municipal da Saúde tendo como tema principal “SUS- Patrimônio do Povo Brasileiro”, e a Construção das Redes de Atenção à Saúde de Rio Negro, trazendo para o debate reflexões que todos usam o SUS por meio de inúmeras redes de serviços e ações de promoção e proteção da saúde.
O município realizou 13 pré-conferências de saúde nas localidades da área urbana e rural, ouvindo as comunidades e trazendo suas propostas para debate.
A Conferência contou com a presença de aproximadamente 350 pessoas das diversas representações: profissionais da saúde, autoridades da 2ª Regional do Estado do Paraná, e da Secretaria Estadual de Saúde (SESA), comunidade em geral, clubes de serviço, usuários e convidados.
O evento possibilitou aos presentes uma jornada de debates, avaliação e deliberações de propostas sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), a maior e mais importante política pública conquistada pelo povo brasileiro na nossa história, que tem se constituído em exemplo de inclusão e transformação política no Brasil.
Discutiu-se em grupos as principais redes de atendimento de atenção à Saúde no município: saúde da mulher e da criança, saúde bucal, saúde mental, saúde do homem, saúde do idoso elencando-se as principais necessidades destas áreas da atenção básica apresentando-as em plenária.
Na oportunidade elegeu as entidades e trabalhadores do SUS que irão compor o Conselho Municipal de Saúde Gestão 2011 a 2015 e os delegados que irão representar o município de Rio Negro na 10ª Conferência Estadual de Saúde.
O prefeito e a presidente do Conselho Municipal de Saúde apontaram os principais avanços conquistados para a saúde de Rio Negro e implantações futuras como a UPA- Unidade de Pronto Atendimento, e as conquistas ao Hospital Bom Jesus através da Secretaria de Estado.
Salientam que os avanços na saúde se fortalecem através de práticas e processos democráticos, decorrentes da ampla participação das pessoas e movimentos sociais, a partir dos mais variados espaços constituídos, de modo informal ou formal, como são os casos das instâncias de Controle Social (Conferências e Conselhos de Saúde).
