Secretaria do Programa Bolsa Família fala da Revisão Cadastral do Cadastro Único

Publicado por Gazeta de Riomafra - 06/07/2011 - 13h00

A Revisão Cadastral do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal busca garantir maior qualidade das informações cadastrais das famílias atendidas pelo Bolsa Família, mantendo os dados sempre atualizados. De posse dessas informações é possível avaliar o atendimento das condições de elegibilidade para continuidade do recebimento dos benefícios financeiros do Programa.

“No gerenciamento e administração através instrumentos de gestão, indicadores de monitoramentos do Programa Bolsa Família temos sim muita preocupação em relação aos números que temos conforme na tabela abaixo no nosso município, pois somos sabedores que o benefício, pois é um direito de cada pessoa, significa muito para algumas famílias da nossa população como para milhões de brasileiros. É o monitoramento contínuo que se dá o sinal de alerta em relação a problemas que deverão ser enfrentados pelos gestores. A Secretaria reforça a todas as famílias que já possuem seus cadastros ou ainda não o fizeram procurem nossa secretaria para fazer.

As famílias convocadas para a Revisão Cadastral têm até o dia 31 de outubro para realizá-la, sob pena de bloqueio do benefício. Se a família não fizer a sua revisão ou revalidação até 30 de dezembro, terá o seu benefício cancelado. O Cadastro Único para Programas Sociais é um instrumento que possibilita conhecer a realidade socioeconômica das famílias, trazendo informações de todo o núcleo familiar, das características do domicílio, das formas de acesso a serviços públicos essenciais e também dados de cada um dos componentes da família. Suas informações são utilizadas pelo Governo Federal, Estadual e Municipal, para obter o diagnóstico socioeconômico das famílias cadastradas, possibilitando a análise das suas principais necessidades. Estas informações são primordiais para criação de Projetos e Programas Sociais a serem desenvolvidos dentro do município de Mafra.

Atualmente as informações do Cadastro Único já são utilizadas para seleção de beneficiários do Programa Bolsa Família, Programa Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de energia elétrica e água, isenção em taxa de inscrição de concursos públicos, emissão de Carteira do Idoso para transporte interestadual, Projeto Dando Linha, Feira Itinerante, Projovem, Peti, dentre outros programas municipais, estaduais e federais.

Podem se cadastrar todas as famílias que tem renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou de três salários mínimos no total.

Números do Cadastro Único e Programa Bolsa Família em Mafra:

Total de famílias cadastradas 4.906
Total de famílias cadastradas com renda per capita mensal de até R$ 140,00 3.618
Número de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família 1.756
População de Mafra 52.912

 

 

 

É importante informar que, conforme Portaria nº 706 do MDS, todos os beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada) devem ser cadastrados no Cadastro Único para Programas Sociais até 30 de dezembro de 2011. A inclusão dessas famílias no Cadastro Único possibilitará o conhecimento mais aprofundado das suas características e a realização do diagnóstico das situações de risco e vulnerabilidade social desse público e subsidiar o processo de revisão bienal do benefício.

Destacamos que a inclusão dos beneficiários do BPC no Cadastro Único deverá ser realizada independente da renda familiar per capita.

O atendimento ao público do Cadastro Único em Mafra é realizado pela Secretaria Municipal do Programa Bolsa Família, que fica localizada na Rua Benemérito Pedro Kuss, na antiga estação ferroviária, e atende das 8h ás 12h e das 13h30min às 17h de segunda a sexta-feira. -fones: 3643-7181/3642-9717

- Publicidade -
2 comentários publicados
  1. ana claudia menezes monteiro

    Fui cortada do programa, no cadastro de 2009, pois meu ex estava trabalhando. hoje estou precisando, me faz muita falta, eu fiz outro cadastro, espero conseguir volta a receber .pois n posso trabalha por problema de saude.

  2. yasmin de oliveira castro

    quero saber como se cadrastar minha filha de 9 meses no bolsa familia

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.