Seminário Nacional debateu serviço de inspeção municipal

Publicado por Gazeta de Riomafra - 09/09/2013 - 17h45

Aconteceu em Florianópolis na última terça-feira o Seminário Nacional sobre o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade de Agropecuária (Suasa) para os Serviços de Inspeção Municipais.

Na ocasião foram abordando diversos temas, tais como informação, suporte e orientação para os gestores municipais em relação às questões e demandas envolvendo a inspeção sanitária de produtos de origem animal (SISBI-POA/SUASA), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Rede Brasil Rural, Formação de Consórcios e Comercialização, para o atendimento das necessidades, acompanhamento dos procedimentos, exigências e controles que a municipalidade deve ter em relação ao assunto.

O evento contou com a presença de secretários de Agricultura, agrônomos, técnicos agrícolas, fiscais agropecuários, sindicatos, associações e demais setores voltados à agropecuária de todo o estado. Participaram do evento representantes dos municípios de Mafra, Itaiópolis e Papanduva e da Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense – Amplanorte.

O principal objetivo do evento é a busca de conhecimento sobre o Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária – SUASA, visto que com a constituição do Consórcio de Desenvolvimento Econômico do Planalto Norte – CODEPLAN, a tendência de termos estas atividades dentro do consórcio será grande.

As informações repassadas no seminário serão muito importantes para que os municípios possam dar garantias sanitárias aos produtos que produzem e comercializam, qualificando os produtores no sentido de melhorar a economia local.

O seminário avaliou as grandes dificuldades que se encontram na unificação do SIM – Sistema de Inspeção Municipal, na implantação local, mas em contrapartida reafirmouque este é um caminho muito importante para valorizar a economia dos pequenos produtores rurais, assegurando tratar-se de um caminho sem volta e fundamental para o desenvolvimento das pequenas agroindústrias familiares no Brasil.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.