Usuários reclamam de inconstância no horário de coletivos

Publicado por Gazeta de Riomafra - 09/02/2013 - 11h41

O período de recesso escolar veio a diminuir sensivelmente a movimentação junto aos ônibus de transporte coletivo em Riomafra, o que de imediato veio a causar certos desconfortos aos demais usuários, que começaram a ligar para a Redação da Gazeta de Riomafra, reclamando da inconstância no horário dos mesmos. “Segundo uma senhora que apanha coletivos durante várias vezes por dia, nos momentos em que estes vêm atrasados, inclusive os motoristas abusam do excesso de velocidade, colocando em risco a integridade física dos passageiros”.

Gerente Operacional da Viação Santa Clara, José Machado destacou realmente que com menor número de usuários, houve certa alteração nos horários, haja vista que, mesmo saindo de seus pontos de origem no horário programado, com menor número de paradas, acabaram por os ônibus passarem antes em determinados pontos de parada, ocasionando os então chamados transtornos.

No entanto, Machado garante que a programação de horários está voltando ao normal – inclusive no período do feriado e com o retorno das aulas nas escolas Municipais e Estaduais. “Na verdade nem fizemos tabela especial de horários para o feriado, mas estaremos atendendo normalmente”.

Atentados

José Machado disse que a direção da empresa, assim como de outras do ramo e de transportadoras, estão preocupadas com a onda de atentados que vêm ocorrendo no Estado Catarinense.

Ele destaca que Mafra possui um Presídio Regional com grande lotação, o que avulta ainda mais o receio de que possam ocorrer tentativas também em Mafra; e a orientação é para que os motoristas, se avistarem qualquer fato estranho, imediatamente acionem a Polícia Militar e a empresa.

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4 comentários publicados
  1. Rafa

    Pessoal.

    O modelo de gestão do transporte público, tanto em Mafra quanto em Rio Negro é um modelo equivocado.

    Ao que me parece, é licitado o “transporte coletivo”, ficando a critério da empresa vencedora da licitação o estabelecimento de horários, valor da passagem, etc.

    Isso engessa o poder público, pois como sabemos, é bastante dinâmico o processo de mudança de necessidades; por exemplo: após a inauguração do condomínio “Andaluzia”, tornou-se necessária uma linha de ônibus para suprir aos moradores (que não são poucos) daquela região.

    Acredito que o modelo ideal é licitar o transporte por linhas, da seguinte forma:

    A prefeitura estuda a necessidade do povo, estabelece uma linha de ônibus definindo os locais de paradas, os tamanho necessário dos ônibus, os horários de paradas (mais próximos nos horários de pico, e mais afastados nos outros horários), definindo assim a quilometragem mensal da linha, e licitando pelo valor do km. Vence a empresa que prestar o serviço pelo menor preço para a Prefeitura. A prefeitura então passa a ser beneficiária do valor das passagens, podendo com isso, estabelecer o valor da passagem, e inclusive valores diferenciados para determinados dias da semana.

    Dessa forma, fica muito fácil estabelecer um transporte integrado, pois para a prefeitura, o custo final é fixo. Possivelmente a arrecadação com as passagens seria menor do que o custo do transporte, todavia, devemos lembrar que não é apenas a equação VALOR RECEBIDO / VALOR GASTO que importa. Nesse caso o bem estar dos usuários, e também a facilidade de locomoção dentro do município é o que realmente importa. Com um sistema de transporte coletivo eficiente, é bastante provável que existam efeitos colaterais benéficos no trânsito, pois mais gente vai optar por ir de ônibus ao trabalho, diminuindo a demanda por estacionamentos, diminuindo as filas nos semáforos, etc. Hoje, as pessoas que moram no Jardim América e que trabalham no Campo do Gado em Rio Negro, são obrigadas a pegar dois ônibus para chegar ao trabalho. Fácil perceber que com o custo duplo da passagem, é muito mais interessante ir de carro ou de moto. Caso o modelo fosse integrado, com uma única passagem as pessoas chegariam ao destino. Se eu fosse gestor do trânsito, estabeleceria rotas preferenciais absolutas para o transporte coletivo, como meio de tornar a viagem de ônibus mais rápida, para que as pessoas preferissem este tipo de transporte.

  2. Lucimara

    Precisa ter mudança,não é justo as pessoas sairem do serviço e ficar mais de uma hora esperando ônibus, quanto mais as pessoas pagam pela passagem,pior fica…..

  3. VANESSA

    o onibus da vila ivete é muitooooo demorado desde q aumentou a passagem diminuiu os onibus tá uma por caria

  4. acervo atulizado

    de novo essa foto antiga, esse ponto não existe mais

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