A Vigilância Sanitária de Mafra, alerta para o aparecimento de escorpiões na região da Restinga. Diante disso, pede-se que a comunidade tome ações preventivas.
Segundo a Vigilância Sanitária, esta não é a primeira vez que escorpiões são encontrados em Mafra – casos vem acontecendo nos últimos anos, principalmente na Restinga. Até o momento aconteceram quatro capturas, sendo que se trata de escorpiões da espécie Tityus costatus. Desta forma, faz-se um apelo à população para que adote medidas preventivas quanto a uma possível infestação do animal.
Prevenção
São as seguintes, algumas das medidas preventivas, encaminhadas pelo Lacen:
– Manter quintal, jardim e arredores da residência sempre limpos, evitando plantas de muita folhagem;
– Não jogar lixo e entulhos próximos de residência. O lixo é um bom ninho para os escorpiões;
– Eliminar latas, cacos de telhas e outros objetos que possam acumular água. Os escorpiões têm necessidade de água;
– Eliminar as baratas, elas são um bom alimento para os escorpiões;
– Tampar ralos de chão, pias e tanques;
– Observar com cuidado os panos de chão e as roupas úmidas antes de apanhá-los;
– Observar com cuidado sapatos e roupas, sacudindo-os antes de calçá-los ou vesti-los;
– Ter cuidado para não ser picado nas mãos, ao mexer em montes de lenha, tijolos, entulhos, folhagens e buracos;
– Manter as camas afastadas da parede;
– Rebocar paredes e muros para que não apresentem vãos e frestas;
– Evitar plantas ornamentais densas, arbustos e trepadeiras junto a paredes e muros das casas;
– Em caso de picada, procure imediatamente o serviço de saúde mais próximo.
O que fazer em caso de picada
Em caso de picada por escorpião, deve-se lavar o local com água e sabão e encaminhar a vítima para o serviço médico mais próximo, preferencialmente levando o animal que causou o acidente.
Serviço
Mais informações e maiores esclarecimentos dirigir-se ao ESF mais próximo de sua residência.
Em Mafra a Vigilância Sanitária fica localizada na rua Mathias Piechnick, nº 146. O telefone para contato é (47) 3642-8708.

Sou moradora do bairro Restinga, também gostaria de saber quais as providências que os órgãos responsáveis vão tomar quanto a esse caso, que já faz tempo que o aparecimento de escorpiões no bairro acontece e ninguém faz nada. Gostaria também de ter respostas sobre as questões levantadas pelo senhor Jairo no final de seu comentário. Que tal a vigilância começar a se mexer e mostrar serviço, pois sabemos que na escola já teve casos e na igreja é frequente a senhora da limpeza encontra-los.
O aparecimento de escorpiões no Bairro da Restinga é quase que diário. A nossa preocupação maior é justamente essa , deixou de ser “caso isolado” ,já faz muito tempo . Podemos dizer que já existe uma infestação. Passa muito longe de 4 capturas… infelizmente! E mesmo diante de tantos pedidos de ajuda ao orgão responsável, nunca recebemos uma visita sequer. Faz-se necessário colocar também que ainda falta o comprometimento , decência e responsabilidade de certos moradores que acabam deixando seu lixo em qualquer lugar, de qualquer maneira! Acabamos de capturar um filhote subindo no nosso muro, demos a ele o destino que demos as dezenas já capturadas, um mini aquário, onde já presenciamos a procriação desse animal…!!! Quem nos garante que todos pertencem a uma mesma espécie? Sua picada não é letal? Nossas unidades de saúde estão preparadas para atender vítimas de picada de escorpião ? Ninguém responde …
Na casa do meu pai sempre tem escorpiões…já foi levado os escorpiões para Vigilância Sanitária várias vezes …E nunca fizeram nada, ele também é morador da Restinga, e foi um dos primeiros a encontrar os escorpiões…