Você é a favor do comércio de Rio Negro funcionar aos domingos?

Publicado por Click Riomafra - 11/10/2013 - 16h32

Lei 053/2013 que permite o comércio a funcionar aos domingos foi aprovada na Câmara de Rio Negro. O objetivo da lei é beneficiar moradores e incentivar o crescimento de ICMS local. Qual a sua opinião?

 

Você é a favor do comércio de Rio Negro funcionar aos domingos?

Carregando ... Carregando ...

- Publicidade -
128 comentários publicados
  1. Mari

    Digo não ao trabalho aos domingos, porque as famílias estão cada vez mais afastadas. E os comerciários tambem tem direito ao descanso e de estar com sua família nos finais de semana, pois se trabalham no domingo irão ter uma folga durante a semana enquanto os seus filhos estarão na escola e o companheiro trabalhando. Vamos ser realistas e humanos.

  2. Analista

    Gente, vou me mudar pra Campo do Tenente pq lá as coisas estão mais modernas.

    Pelo que li aqui o futuro de Rio Negro é negro mesmo, com tanta gente atrasada, que acha que o domingo só serve pra ir na missa olhar a roupa e o carro dos outros e depois ficar em casa enchendo a cara de cerveja.

    • EVERTON

      Boa ida a Campo do Tenete! Acredito que as pessoas que trabalham no comercio agradecem se puderem descansar aos domingos, afinal todos tem direito. Quem é a favor, não trabalha no comércio. Alias, não deve nem saber o que é trabalho! Generalizar todo povo de Rio Negro como gente atrasada é um desrespeito, inclusive com você mesmo e com sua Família, se é que tem. uma opinião ignorante de uma pessoa que se quer tem coragem de colocar o nome na enquete. E mais. É melhor ser um “povinho” que só pensa em missa, ou que toma sua cerveja, tem o momento de lazer que bem entender, do que ser um “povinho” que quer loja aberta no domingo, só pra dar uma olhadinha, tratar mal os atendentes, e que tem a base de sua felicidade em “consumir”. Acredito que a vida seja mais do que isso.

  3. josemar

    NÃO, Nem segurança tem na cidade agora vão querer abrir as lojas pra que? Para os ladroes terem um prato cheio. Alem do mais alguém esta pensando nos coitados dos funcionários que só tem o domingo pra ficar com a família e agora nem isso mais, alem do mais nem nos sábados no final do més ha movimento quem dira no domingo ai vem um babaca e fala que os empregados tem a legislação um cara desse nunca precisou trabalhar na vida nunca passou o més com um salario minimo que o que o comercio paga e o que a legislação determina. porque esse cara não passa o més com um salario minimo pra sustentar esposa e filho e ainda trabalhando de segunda a segunda. CRIA VERGONHA NA CARA COMPANHEIRO

  4. ANDRY

    BOM ACHO ISSO UM ABSURDO POIS OS FUNCIONARIOS QUE TRABALHAM NO COMERCIO TEM QUE TER SEU DIA DE DESCANSO E ESTAR COM SEUS FILHOS FAMILIA NESSA NOSSA VIDA NAO SE LEVA NADA…SO SE LEVA O QUE A GENTE FAZ…E O QUE FICA E A NOSSA FAMILIA E NAO AXO CERTO ABRIR NO DOMINGO NAO..

  5. Freitas, Loureci Correa de

    O comércio de Rio Negro/Pr aberto aos domingos vai forçar o comércio de Mafra/SC também em sua abertura. O patrão de Rio Negro/PR no domingo vai estar na praia e não está nem um pouco preocupado com o bom atendimento aos clientes, está preocupado é com o lucro e nada mais. Abrindo também o comércio de Mafra?SC aos domingos, a ganancia pelo lucro vai forçar os empregados à se ausentarem do convívio familiar e religioso, prejudicando uma base da sociedade que tem muito valor. Vai ser um desencontro e uma desconstrução terrível. No demais, quem quer comprar carvão, pinga ou cerveja o fará nos pequenos comércios de bairros. As lojas de confecções, calçados e outras abertas, serão alvo fácil de bandidagens, colocando em risco a vida dos colaboradores e dos clientes. E daí não adianta culpar o Estado. No momento de minha postagem, haviam 1995 “não” contra 811 “sim”, vejam que não há concordancia com a abertura do comércio aos domingos. Não crucifiquem os trabalhadores do comércio.

  6. FUNCIONÁRIO

    Só pra constar, que a porcaria desses sábado da família, é pra família dos outros, pq pra nós não tem um dia dedicado a podermos sair fazer compras tranquilamente…temos que nos virar no horario do almoço, isso mesmo horario de almoço, vc corre pagar conta, comprar alguma coisa e inclusive almoçar…isso qdo temos filhos pra dar almoço, arrumar e levar pra creche…
    Agora querem que trabalhemos aos domingos…o mesmo que pode sair sábado pela manhã é o q deixa pra sair a tarde já q vai estra aberto o comércio, e agora vai deixar pra ir no domingo…não vai vender mais, apenas vai diluir o movimento…
    se abrir até meia noite, ficar 24 horas, sempre vai ter um pra entrara na loja e talvez compre…
    Aqui não é cidade grande, domingo é dia de passeio, de descanso, DA NOSSA FAMÍLIA!!!!

    Vou deixar a pilha de roupa pra passar pras madames que não trabalham no sabado e nem domingo…e com seus maridos deixarei meus filhos pra eles cuidarem e curtirem eles por mim!
    Pq alem do meu descanso no final de semana, trabalhamos em casa, tds os funcionários tem vida fora do trabalho…seja diversão, seja cortar uma grama, lavar roupa…

    agora se TUDO abrir no domingo, vais er bom ir ao banco no domingo, ou marcar uma consulta médica…os alunos estudando no domingo…tudo funcionando 24 HORAS

    quem aprova é sacana…

    • TRABALHADOR

      Concordo plenamente Falô e Disse! Parabéns!!!!

  7. Ademar

    Era só o que faltava abrir o comercio de Rio Negro nos domingos, só para satisfazer alguns turistas, mas como Rio Negro não existe turismo, manter o comercio aberto é a melhor maneira de facilitar a acão de assaltantes pondo em risco a vida dos funcionários.

    Domingo é dia de descanso, dia de passar com a família.

    Pois se até Deus descansou no domingo, porque os comerciários de Rio Negro teriam que trabalhar.

  8. Edson

    Em primeiro lugar existe a necessidade, creio que não pelos comentários aqui postados. Por outro lado, isso é um retrocesso no modo de vida das pessoas, isso porque o comerciante, “dono do negócio” quer apenas atender ao interesse do seu cliente, visando o lucro apenas, nada mais. Já o cliente também deve se colocar no lugar do funcionário, pois é muito cômodo, ir comprar a qualquer hora, mas e quem trabalha de 2ª a sábado, será que não deveria ter ao menos o domingo de descanso? Conforme algumas manifestações aqui postadas não. Pois no mínimo os que são favoráveis sequer trabalham no sábado, tem dois dias de folga, agora o comerciário tem apenas um e querem tirar, isso sim eu chamo de atraso. Horário de funcionamento de comercio tem que ser apenas de segunda a sábado, domingo é dia sagrado, dia de descanso, do lazer em família. Isso os que são a favor não sabem o significado, é por este motivo que se tem muitas famílias destituídas, filhos abandonados, e o aumento considerado de separação. Alguém parou para pensar nisso?

  9. Priscila

    êita povinho atrasado

    só sendo muito atrasado mesmo pra ser contra o comércio no domingo. com alguém aí já falou, até em campo do tenente tudo abre no domingo.

    então no domingo em rio negro só pode o comércio de cerveja e cachaça ?

    • EVERTON

      Fala isso porque não trabalha no comercio! Qual a necessidade de abrir aos domingos? Eu não preciso! volto a repetir que o sábado da família é mais do que o suficiente, e também, não haveria um movimento financeiro que compense isso!! Então temos que ter um comércio aberto para as pessoas darem uma “olhadinha” nas lojas? Isso é ridículo…

      • Priscila

        Ninguém é obrigado a permanecer no emprego se está insatisfeito.

        • EVERTON

          É? e se todos estiverem insatisfeitos? ninguém mais trabalha? Ja reparou que a maioria das empresas de nossa cidade se tratam de comércio? Faltam indústrias em riomafra. se as pessoas tivessem opção de não trabalhar no comercio, imagino que optariam por trabalhar em outros ramos com horario de segunda a sexta. Se houvessem mais opções de empregos, mais indústrias e empresas de outros segmentos na região, o profissional seria melhor valorizado, e mais bem pago. Aí com certeza, trabalhar no comercio seria uma opção. Mas essa não é a realidade que a região vive no momento. E mais uma coisa. Todas as pessoas merecem respeito, as pessoas que estão trabalhando no comercio não estão la para serem humilhadas. Dizer que ninguém é obrigado a permanecer no emprego se não esta satisfeito é uma tremenda falta de coerência, falta de experiência de vida. Quem trabalha, é por que precisa, é porque tem uma família para sustentar. Reforço minha opinião em falar que é desnecessário abrir o comércio aos domingos e também reforço meu pedido de que tenham mais respeito com as pessoas que trabalham no comércio. Alias, tenham mais respeito com todos os trabalhadores.

    • Edson

      Olha Priscila, povinho atrasado é aquele que apenas quer se beneficiar de alguma coisa, sem pensar no outro, ou nas consequências, tirando proveito de tudo. E se você quer comprar no domingo vá então ao Campo do Tenente, como menciona. Onde já existe a abertura os trabalhadores deveriam se reunir e lutar para mudar, porém onde estão querendo alterar o que está garantido também deverão fazer a mesma coisa, sendo contra estes absurdos, pois abrindo o comércio aos domingos, irá gerar muitos problemas, tais como, o aumento do giro de funcionários nas empresas, bem como problemas de saúde, atendimento precário nos estabelecimento, dentre outros. É por este motivo que mencionei eu meu comentário se há a necessidade da abertura, pois como ficou claro nos comentários é totalmente desnecessário. Isso em face de que no sábado onde é estendido o horário, os comentários são de que não da retorno financeiro, para nenhuma das partes, comerciante e comerciário. Isso já justifica a não mudança do que se encontra hoje.

    • Iva

      Cara Priscila, se eu que sou contra abrir o comercio aos domingos sou atrasada, o que falar de você com sua falta de educação ao expor sua opinião. Não deve nem ter nascido direito. Não deve ter família, mãe , irmão e nem pai. Pois quem trabalha aos domingos e feriados sabe o mal que isso faz nas relações familiares e sociais. Porque você não começa a trabalhar nos domingos e feridos? ou se já trabalha, (possivelmente é proprietária de algum estabelecimento, pelo comentário grosseiro) fique você o dia todo a disposição de quem esta passeando e entra para adquirir alguma coisinha, que nem vai ajudar a pagar a despesa de manter um estabelecimento aberto. E nem estou me referindo a pagamento de horas extras para os trabalhadores, porque infelizmente a maioria não recebe mais por esse tempo de domingo. Não falta tempo para comprar durante a semana e aos sábados, tem horário de sobra para quem quer. Ainda, muitos ” clientes” ofendem que esta lá a disposição para atende-los.
      DIGO NÃO AO TRABALHO AOS DOMINGOS E FERIADOS, e falo com propriedade do que digo, conheço como funciona e o que acontece.
      PIMENTA NOS OLHOS DOS TRABALHADORES NO COMÉRCIO É REFRESCO PARA DESOCUPADOS.

  10. Jocinéia

    Não!! todo mundo tem direito de descansar. Absurdo isso.

  11. EVERTON

    É absurdo, nossa cidade não tem necessidade disso. Ja basta o sábado da família, onde quem não pode fazer suas compras durante a semana tem essa opção. Agora um domingo de fim de mês, comercio aberto? Chega a ser uma ideia ridícula. Nem para os próprios comerciantes seria bom, pois teriam que fazer um esquema de revezamento de funcionários, ou pagar horas extras. Também falando pelas pessoas que trabalham no comércio, elas também precisam descansar, não precisam estar a disposição do consumismo!! Essas pessoas precisam descansar. outro absurdo, são esses mercados que “tiram o coro” dos seus funcionários e pagam pouco, enquanto os donos enriquecem as suas custas. Enfim, para aqueles que são a favor, deixo um recado. Não sejam tão consumistas, existem outras coisas mais interessantes a se fazer, de atenção a seus amigos, família, e deixe que as pessoas que trabalham no comercio tenham também um momento mínimo de descanso e lazer com suas famílias.

  12. Luciana

    Aos domingos não vejo o porquê, mas poderiam ampliar o horário do comércio nos dias de semana. Porque não fechar as 19 h, tem muita gente que trabalha até as 18 e não pode fazer compra alguma, porque no sábado tbm se trabalha, aí sobra um mercado e as farmácias. Então amplie esse horário de atendimento e não mexam no domingo. Agora se for mercado, acho que tem que ter sim, se nas Cidades maiores tem hipermecado 24 hs, porque aqui não teria um mercado até as 12 no domingo? E pensamento provinciano tem quem acha que não vai vender nada, a cidade está crescendo, precisa abandonar esse pensamento de cidadezinha de interior e se adaptar.

    • Rionegrense

      Passe em CAMPO DO TENENTE e veja os supermercados ficam abertos aos domingos e feriados.

      Imagine como estamos atrasados….

      E por favor parem com essa balela de que os funcionários têm que descansar. É óbvio que tem ! E pra isso existe a legislação trabalhista e os sindicatos, para cuidar de seus representados.

      • Edson

        Rionegrense você deve ser um comerciante que está querendo se beneficiar com a esta mudança. E funcionário tem que descansar sim, balela é o discrepância que você escreveu no seu comentário, pois no mínimo além de ser comerciante você deve ser também funcionário publico, que trabalha quando bem entende, e já folga na 6ª feira. Atraso será sim a abertura, pois flexibilizando desta maneira, estamos voltando ao tempo da escravidão, porém disfarçada, com o pseudônimo de CRESCIMENTO, EVOLUÇÃO, ARRECADAÇÃO DE ICMS, DENTRE OUTRAS DESCULPAS, isso são adjetivos advindos da tal globalização, que infelizmente neste assunto especifico trouxe mais problemas do que soluções. E te digo quais são: adoecimento dos trabalhadores, divórcios dos casais, desagregação familiar, e aí vai. Tem muitas questões em jogo. O que estes vereadores estão esquecendo é que em 03 anos terá nova eleição, aí será a vez dos comerciários darem o troco, pois esses políticos não sabem fazer nada a não ser tentarem todo o ano se reelegerem. Aguardem que eu não me esqueço.

      • EVERTON

        Vem dar a opinião e não tem coragem de por ao menos o nome? Pra mim isso é uma opinião inválida!

  13. Evelyn

    Olá. Acho uma escravidão. Os funcionarios desmotivados e os comerciantes vendendo o minimo. O perfil da nossa cidade é esse, não tem como mudar. Lembrem do Shopping em Rio Negro, infelizmente não deu certo, por que as cidades não tem perfil de comprar nestes lugares e priorizam descansar no final de semana. Deveriam fazer uma pesquisa de mercado antes de implantar, para comprovar. Pensem simplesmente no salario de uma vendedora, ela não tem condições para pagar uma empregada domestica mensalista, e uma babá para cuidar de seus filhos enquanto trabalham no comércio. Ou a prefeitura vai também abrir as creches finais de semana??? abraços…

  14. thiago

    eu já trabalhei muito aos domingos, e posso afirmar
    que é muito ruim !! quem já trabalhou ou trabalha aos
    domingos sabe como é…
    é muito cansativo e estressante..
    hoje eu não trabalho aos domingos, mas mesmo assim
    não quero ver outras pessoas trabalhando, ainda mais
    no comércio, que não é serviço de emergência, como:
    hospitais, bombeiros, polícias, etc..
    porque esses tem q funcionar mesmo..

  15. Nascimento

    Se for desta forma, deveriam estender esta Lei para os serviços públicos que funcionam apenas durante a semana e em horários reduzidos. Não creio que aumentará a arrecadação de ICMS tãopouco vagas de emprego no comécio. Quem deveria se manifestar também é o Sindicato que representa esta classe de trabalhadores os quais serão fortemente afetados.

  16. Mafra

    Acredito que essa iniciativa em nada vai aumentar o movimento de compras do comércio, vai sim aumentar as despesas dos comerciantes. Para comprar mais precisa ganhar mais, e as pessoas não deixam de comprar quando precisam porque a loja esta fechada no final de semana, se precisa dá um jeito e compra, inclusive tem mercado grande que fica aberto até as 20 horas. As pessoas saem de Mafra para comprar não por necessidade e sim como uma opção de lazer, se bem que, pessoalmente, prefiro ir a Curitiba comprar que além de economizar (e economiza mesmo, dependendo do que vc comprar da pra pagar combustível e almoço com a diferença de preço) o atendimento e as opções são bem melhores.

  17. ana

    Mente atrasadas não….no minimo você não trabalha no comércio,e um absurdo,vão achar o que fazer para melhorar a cidade como hospital,educação,segurança………no sabádo da família os funcionários já ficam igual a um bobo,só o que falta querer que fiquem aos domingos tbem……

  18. Junior

    Bem, pensando bem, isso só vai prejudicar quem trabalha. Afinal o comércio já não é lá essas coisas durante a semana toda. Não vejo de modo prático e no ponto de vista de lucro se isso vá aumentar as vendas. Muitas pessoas já desistiram de fazer compras no comércio local. Não será por abrir aos domingos que as vendas vão aumentar. Vai apenas distribuir. Algum chato de galocha vai deixar para ir comprar no domingo. Principalmente se for “comida”.
    Falando por mim, muita coisa já compro via internet. Visto que o preço, mesmo pagando frete, em se tratando de eletrodomésticos, eletrônicos, compensa muito mais. Além de não precisar se sujeitar a rezar antes de ir para o centro para encontrar uma vaga de estacionamento.
    Nesse ponto, fico a favor dos funcionários do comércio.

  19. Leitor

    Se querem uma cidade desenvolvida, algumas tendências culturais tem que cair. Sábado e domingo é um dia comum igual à todos os outros.

    • EVERTON

      Para uma cidade desenvolvida, precisa ter mais indústrias, mas empresas de outros seguimentos, vai abrir todos os domingos do mês? Alguém realmente acredita que no fim do mês vai ter movimento? Muitas outras coisas fazem uma cidade desenvolvida, estude um pouco. E mais, se sábado e domingo é dia comum segundo SEUS conceitos, trabalhe você nesses dias. (aposto que não é o caso), e deixo uma sugestão. Se quer credibilidade com sua opinião, ao menos coloque seu nome na enquete.

  20. Tatiana

    Boa tarde,eu acho uma falta de humanismo,já existe o sábado da família que não se vende nada,se enche o bolso dos patrão,por que cobrar é fácil. E quem vai pagar pelo dia que não se ficou com a família,os filhos tem folga somente sábado e domingo,já não chega as desgraças ocasionadas pela falta de presença de um pai ou uma mãe,agora trabalhar nos dias em que a família se reúne,os filhos querem curtir a presença dos pais.Eu não trabalho no comercio ,mas sou contra a ganancia e a falta de amor pelo ser humano.Uma família precisa alem de tudo, não só do dinheiro mas da união, do convívio entre pais e filhos.Me desculpe os empresários, mas existe outras formas,não sacrifiquem seus funcionários de hoje pois vcs também dependem deles pra que os mesmo tragam de lucros.

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.