Rio Negro possui o Atendimento Educacional Especializado

Por Assessoria - 08/08/2023

Você sabia que Rio Negro possui o Atendimento Educacional Especializado (AEE) para os alunos da rede municipal?

O AEE é um atendimento de educação especial onde através de recursos pedagógicos pode-se eliminar obstáculos para a participação efetiva de alunos com necessidades específicas. Ele é destinado a alunos com deficiência física, visual, auditiva, deficiência intelectual, transtornos, altas habilidades e superdotação.

As aulas especializadas em AEE são diferentes do ensino tradicional e não podem ser caracterizadas como reforço. O atendimento especializado é um direito do aluno e Rio Negro o assegura.

O município de Rio Negro é pioneiro desde 1976 com a criação da escola de Educação Especial Tia Apolônia e hoje conta com quatro unidades com Atendimento Educacional Especializado , inseridos nas seguintes unidades: Escola Municipal Professor Celso Catalan, Nossa Senhora Aparecida, Duque de Caxias e em um Centro Municipal de Educação Infantil Vereador Agostinho Paizani Filho, sendo 126 alunos e 48 atendimentos.

No ano de 2022, através da resolução nº 5.977/2022 – GS/SEED, o Diretor Geral autorizou o funcionamento do Atendimento Educacional Especializado Integral (Educação Infantil), com atendimento na área da deficiência intelectual, deficiência física neuro motora, surdez, deficiência visual, surdo cegueira, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação, no Centro Municipal de Educação Infantil Vereador Agostinho Paizani Filho, tornando se o primeiro Centro Municipal de Educação Infantil com AEE no Núcleo Regional de Educação da Ãrea Metropolitana Sul.

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Com as Salas de Recursos Multifuncionais (SRMF), que oferece materiais didáticos, mobiliários, equipamentos específicos e recursos de acessibilidade, as aulas acontecem de duas a três vezes por semana, no contraturno, para garantir a participação dos alunos que precisam de acompanhamento.

Na última semana o Centro Municipal de Educação Infantil Agostinho Paizani recebeu brinquedos pedagógicos para os alunos da educação infantil para o Atendimento Educacional Especializado (AEE). O investimento foi de R$ 2.726,90.

SAIBA MAIS

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um direito de todos os estudantes brasileiros, da educação infantil ao ensino de nível superior, público e privado. A política surge da necessidade de atender ao público com algum tipo de deficiência. Mas a importância do AEE também se relaciona à atuação dos professores. Afinal, muitos profissionais da educação já se questionaram de que maneira lidar com alunos com deficiência em sala de aula, já que muitos não tiveram a oportunidade de desenvolver uma especialização na área.

De maneira geral, o AEE se destina a alunos com os seguintes aspectos:

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As aulas oferecidas pelo professor especializado em AEE são diferentes do ensino tradicional e não podem ser caracterizadas como reforço ou complementação das atividades acadêmicas. Alguns exemplos são o ensino em Braille e na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

No caso das instituições de ensino público, o espaço físico onde é realizado o Atendimento Educacional Especializado é chamado de Sala de Recursos Multifuncionais (SRMF). Trata-se de uma sala que oferece materiais didáticos, mobiliários, equipamentos específicos e recursos de acessibilidade.

As aulas do AEE acontecem de duas a três vezes por semana, geralmente no contraturno (turno extra), para garantir a plena participação dos alunos que precisam de acompanhamento.

Encaminhamentos principais do AEE:

  • Identificação das necessidades dos alunos;
  • Criação de um planejamento amparado pelo Projeto Político Pedagógico (PPP) da instituição de ensino;
  • Produção de materiais acessíveis e adaptados;
  • Compra de ferramentas e demais materiais de apoio;
  • Orientação e qualificação de professores do ensino regular e, também, das famílias responsáveis;
  • Promoção da formação continuada dos educadores do AEE, dos colaboradores e de toda a comunidade de ensino.

O AEE também é parte integrante da Educação Inclusiva que, por lei, deve estar presente em todas as instituições educacionais. Por isso, é fundamental que o programa seja integrado à proposta pedagógica, promovendo um ensino democrático e inclusivo.

É dever do Município e Instituição o AEE?

Sim! As instituições públicas de ensino devem garantir o acesso ao Atendimento Educacional Especializado aos estudantes que precisam. Se a solicitação for negada, o procedimento padrão é o recebimento de uma denúncia do Ministério Público feita pelo professor, pelo aluno ou um de seus responsáveis, no caso do ensino escolar.

O mesmo se aplica para as instituições particulares. Elas devem disponibilizar, quando solicitado, o Atendimento Educacional Especializado, sem o repasse dos gastos decorrentes do atendimento às famílias dos estudantes na cobrança de mensalidades.

Quais são as funções do AEE?

A legislação que regulamenta o AEE no Brasil é o Decreto n° 7611, de novembro de 2011. No seu Art. 3°, são definidos os quatro objetivos do Atendimento Educacional Especializado:

I – Prover condições de acesso, participação e aprendizagem no ensino regular e garantir serviços de apoio especializados de acordo com as necessidades individuais dos estudantes;

II – Garantir a transversalidade das ações da educação especial no ensino regular;

III – Fomentar o desenvolvimento de recursos didáticos e pedagógicos que eliminem as barreiras no processo de ensino e aprendizagem;

IV – Assegurar condições para a continuidade de estudos nos demais níveis, etapas e modalidades de ensino.

Quais são as atribuições do professor da sala de aula?

A aplicação do Atendimento Educacional Especializado envolve vários desafios, apesar de o acompanhamento estar determinado em lei. A situação pode ser mais fácil quando a equipe de gestão educativa está disposta a cooperar com o AEE e os professores estão conscientes da responsabilidade de colaborar com os alunos que precisam do apoio.

O professor especializado em AEE é quem faz a ponte entre os professores e os alunos para garantir a troca de experiências, a realização de atividades, trabalhos e, de maneira mais geral, o cumprimento das necessidades pedagógicas envolvidas no ensino-aprendizado.

O professor que atua no Atendimento Educacional Especializado deve ter uma formação especializada na área, prevista na Resolução CNE /CEB n.º 2, de setembro de 2001.

O professor especializado que realiza o AEE precisa identificar as necessidades do aluno com deficiência, elaborar um plano de atendimento, produzir e adaptar materiais didáticos e pedagógicos acessíveis, acompanhar de perto o uso dos materiais, orientar os professores do ensino regular e a comunidade acadêmica.

Isso significa que, além do trabalho realizado diretamente com o aluno, o professor do Atendimento Educacional Especializado deve promover encontros com pais e/ou responsáveis pelos alunos, incentivar estratégias de flexibilização do currículo e propor medidas de impacto mais abrangente na instituição em que atua.

Quais são os desafios que o AEE oferece para as instituições de ensino?

Hoje, o AEE passa por uma série de desafios dentro da dinâmica de ensino. Primeiro, muitos professores não entendem qual é o objetivo e como o programa funciona.

Além disso, há uma defasagem em relação à oferta de treinamentos especializados para promover um ensino realmente inclusivo. Outro obstáculo é envolver os familiares no processo, que são parte essencial no sucesso da aprendizagem dos alunos assistidos pelo AEE.

Para desenvolver a jornada educacional com mais qualidade, os educadores encontram pós-graduações em Educação Especial e cursos voltados para a atuação no AEE. Mesmo assim, uma instituição de ensino inclusiva é construída com diversas mãos e esforços.

É importante destacar que os professores não podem encerrar a atuação em sala de aula. A aprendizagem dos alunos também depende de sua articulação com toda a equipe da instituição.

Ou seja, para que a política de educação inclusiva seja efetiva, é fundamental que haja investimentos para melhorar a infraestrutura física, a oferta de materiais didáticos adequados e a formação continuada de educadores especializados nessa área.

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