“Todos contra a Pedofilia” foi tema de palestra em Mafra

Publicado por Gazeta de Riomafra - 30/09/2013 - 19h02

Na noite do último dia 24, o promotor de justiça do estado de Minas Gerais e membro do grupo de apoio técnico da CPI da pedofilia, Carlos José e Silva Fortes realizou uma palestra na UnC-Mafra com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre as leis que regem a constituição e os crimes de pedofilia. O promotor falou sobre a luta contra a pedofilia em todo o país, explicou também a importância de se discutir um tema como esse, destacando que todo abuso que ocorra contra uma criança e adolescente é crime. Apelou também para que a população denuncie, caso saiba de algum caso de pedofilia.

O momento que causou impacto na plateia, durante a palestra, foi na demonstração de casos acompanhados pela CPI. Entre os crimes estavam o de exploração sexual e o de estupro cometido por pais e tios. Fortes disse que “apesar do conhecimento público a respeito da pedofilia, ainda são insuficientes as denúncias”.

Mafra na luta

Ao longo deste mês a Secretaria da Criança e Ação Social, através do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social – se mobilizou mais uma vez para lembrar o “Dia Estadual de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, chamando a atenção da sociedade para um crime que ainda afeta milhares de meninos e meninas em todo o país: a violência sexual e psicológica.

Público presente

O auditório da UnC foi pequeno para o público que compareceu à palestra. Acadêmicos dos cursos de direito, psicologia, enfermagem, serviço social, entre outros, prestigiaram o evento. Além disso, representantes de municípios vizinhos como Rio Negro, Campo do Tenente, Itaiópolis, São Bento do Sul e Rio Negrinho também assistiram à palestra.

Dados

Em Mafra são realizados cerca de 100 atendimentos por mês pelo Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), que oferece serviços de proteção a indivíduos e famílias vítimas de violência, maus-tratos e outras formas de violação de direitos. De janeiro a maio deste ano, quatro casos de abuso sexual foram atendidos pelo CREAS, sendo que os demais foram diretamente para Delegacia de Proteção a Criança, Adolescente Mulher e Idoso.  O CREAS presta atendimentos psicológicos, jurídico e assistência social tanto às vítimas e seus familiares, quanto aos agressores e familiares. Possui no seu quadro funcional psicólogos, advogado e assistentes sociais.

Disque denúncia

Secretaria da Criança e Ação Social de Mafra: 3643-7181;

Centro de Referência Especializado de Assistência Social: 3642-7167;

Conselho Tutelar: 3642-4734;

Delegacia da Mulher: 3642-0123;

Polícia Militar: 190

Disque: 100


- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.